32.9 C
Amambai
sábado, 7 de setembro de 2024

Daniel Lemes Vasques (PCO) é o primeiro pré-candidato indígena a prefeito na história de Amambai

Redação

O município de Amambai tem pela primeira vez a pré-candidatura de um indígena a prefeito. Daniel Lemes Vasques (PCO – Partido da Causa Operária) é natural da Aldeia Amambai, onde reside desde que nasceu, é professor concursado no município e busca representar a comunidade indígena Guarani Kaiowá nas eleições municipais de 2024, marcadas para o dia 6 de outubro.

Lemes Vasques, de 45 anos, é solteiro e sem filhos, e sua vida e carreira foram marcadas pelo ativismo em prol dos direitos indígenas. “Minha história sempre esteve ligada à militância pela causa indígena. Atuei no movimento dos professores e no movimento de lideranças, sempre defendendo, desde meus 14 anos, o direito do meu povo Guarani Kaiowá, quando este é violado pelo Estado brasileiro”, afirmou o pré-candidato ao Jornal A Gazeta.

Daniel Lemes Vasques (PCO) é o primeiro pré-candidato indígena a prefeito na história de Amambai

Formado em Pedagogia e História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Lemes Vasques destaca sua trajetória. “Nunca tive apadrinhamento de nenhum político. Hoje sou concursado graças ao meu esforço e à minha formação.”

A decisão de disputar a prefeitura, segundo Lemes Vasques, surge de uma profunda indignação com as políticas tradicionais que, em sua visão, têm perpetuado o atraso no município. “Isso me permitiu, como indígena, ser o protagonista das minhas próprias histórias. Isso me fez criar coragem para colocar meu nome à disposição do município de Amambai e dizer que sou pré-candidato a prefeito pelo partido PCO, o único partido que não está à venda e que vai se opor a essa imposição da velha política que deixa o município atrasado.”

O pré-candidato vê no PCO uma força capaz de transformar o cenário político amambaiense, inspirando-se no sucesso do partido em São Paulo (SP). “Hoje, meu partido, que é o PCO, é forte em São Paulo, a maior cidade do Brasil, e nós podemos fazer muita coisa pelo município.”

Lemes Vasques enfatiza que sua pré-candidatura é uma oportunidade para a comunidade indígena se ver representada na política municipal. “Temos muitas expectativas e, hoje, a comunidade indígena tem seu próprio pré-candidato. Nossa chapa será mista; meu vice será uma mulher. Estamos nessa expectativa.”

Com 5.598 eleitores indígenas na Aldeia Amambai aptos a votar nas eleições deste ano, conforme dados atualizados em 15 de julho de 2024 pelo TSE, a pré-candidatura de Daniel Lemes Vasques pode trazer novas perspectivas para as comunidades indígenas locais. Ademais, no município, o PCO tem 14 pré-candidatos a vereador, sendo cinco mulheres.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 06 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete