Acontecerá no dia 9 de julho, às 19h30, na sede do Lions Clube de Amambai, um evento como parte do projeto “Polícia Judicial Amiga dos Autistas”.
A palestra, intitulada “Polícia Judicial Amiga dos Autistas: Um Modelo de Interação e Acessibilidade com Respeito à Dignidade Humana e Empatia Institucional”, será conduzida pelo diretor do Departamento Nacional de Polícia Judicial, Igor Tobias Mariano, e almeja promover uma maior conscientização e compreensão sobre as necessidades específicas das pessoas autistas, bem como destacar a importância de uma abordagem empática e digna no atendimento a esse público por parte das instituições judiciais.
O evento é uma realização da Prefeitura de Amambai, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (C.P.P.Mulheres), em parceria com o Lions Clube e Departamento Nacional de Polícia Judicial.
Histórico
Em abril de 2024, durante o mês de conscientização do autismo, o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, anunciou o lançamento do projeto ‘Polícia Judicial Amiga dos Autistas’.
Desenvolvido pelo Departamento Nacional de Polícia Judiciária, o projeto busca proporcionar maior segurança no acesso aos serviços públicos, notadamente nos tribunais, para indivíduos com autismo. Ele se tornou um modelo requisitado por instituições públicas e privadas para inspirar outras iniciativas adaptadas a contextos institucionais específicos.
Fonte: Redação/Grupo A Gazeta