O Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo, em Amambai, é reconhecido como um local de acolhimento e cuidado para seus residentes, proporcionando, além dos cuidados básicos diários, atividades recreativas e ocupacionais. Nesse contexto, a convite da assistente social Beatriz Barbosa Francisco, a psicoterapeuta Miriam Fernandes tem colaborado com o lar desde o começo de 2024, dando início ao Projeto de Arteterapia.
O projeto inclui práticas terapêuticas que utilizam diferentes formas de arte. A arteterapia é conhecida por estimular o desenvolvimento cognitivo e social, além de ajudar na exploração de emoções, desenvolvimento de habilidades interpessoais, gerenciamento de comportamentos, redução do estresse e aumento da autoestima, entre outros benefícios.
De acordo com a psicoterapeuta Miriam Fernandes, entre as atividades introduzidas está o Projeto Boneca Terapêutica, realizado com o apoio do Mutirão do Bem, de Belo Horizonte (MG), que enviou as bonecas ao lar. Outras práticas incluem o plantio de suculentas em vasos e a criação de uma mini horta coletiva, proporcionando interação e lazer aos idosos.
Os resultados têm sido positivos, com os idosos respondendo bem às novas iniciativas. A partir de julho, os encontros de arteterapia serão feitos semanalmente, ampliando o impacto do projeto, que tem como voluntários os cuidadores do lar, a assistente social Beatriz e o grupo Agulhas Solidárias, de Amambai, coordenado por Miriam.
Cuidando de quem cuida
O projeto também promoveu terapias coletivas para os cuidadores do lar. Essas atividades incluíram rodas de conversa e palestras com o tema “Cuidar de quem cuida”, criando um espaço de apoio e diálogo onde os cuidadores puderam compartilhar experiências e desafios, além de receber orientações profissionais acerca dos temas abordados.
Fonte: M.A./Grupo A Gazeta