O Governo de Mundo Novo, através da Secretaria Municipal de Saúde, traz um alerta em relação ao aumento de casos de influenza no estado de Mato Grosso do Sul.
A nível municipal, houve algumas notificações na UBS Central e relato de caso hospitalar.
Em relação a dados oficiais, a secretaria de Saúde só tem acesso aos casos que chegam nas unidades. O acesso é limitado as notificações que chegam nos laboratórios particulares o nos hospitais.
Já a Campanha de Vacinação Contra a Influenza, estendida para o dia 31 de junho, está tendo uma boa procura no município. Segundo a coordenadora de Vacinação, Katia Mendonça, 35% da população já se vacinou.
É válido lembrar que esta vacina protege contra o vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Apesar da campanha ser um reforço, a imunização contra a doença acontece o ano todo.
Durante o outono e inverno, existe um aumento da incidência dessas doenças devido a maior circulação do vírus. Em Mundo Novo, está previsto uma frente fria próximo do final deste mês, marcando mínima de 13º graus.
Algumas fontes que apresentam esta preocupação a nível nacional, é devido ao desenvolvimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAGE).
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) abrange casos de síndrome gripal (SG) que evoluem com comprometimento da função respiratória que, na maioria dos casos, leva à hospitalização, sem outra causa específica.
As causas podem ser vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da Influenza do tipo A e B, Vírus Sincicial Respiratório, SARS-COV-2, bactérias, fungos e outros agentes (fonte G1).
SEGUNDA DOSE CONTRA A DENGUE
A segunda dose da vacinação contra a dengue está sendo aplicada em crianças de 10 a 14 anos.
De acordo com a coordenadora de Vacinação, Kátia Mendonça, a procura está sendo positiva e há previsão para mais doses chegarem e avançar a faixa etária.
Em relação aos casos de dengue, segundo o setor de Endemias, houve uma queda de ocorrências após a queda de temperatura. Foram registradas 23 notificações referente à semana anterior.
Os pais ou responsável devem levar a criança para se vacinar na UBS Central ou no Posto de Saúde do bairro Fleck. O atendimento ocorre das 07h às 11h e das 13h às 17h.