Vilson Nascimento
Foi realizado nessa quinta-feira, 30 de maio, feriado de Corpus Christi, o congresso técnico para sorteio das chaves e a definição de detalhes para a 1ª Copa Terrão de Futebol, em Amambai.
A competição, que terá apoio da Prefeitura de Amambai através da Seind (Secretaria de Assuntos Indígenas), que tem a frente o secretário Zenaldo Moreira, tem início previsto para o dia 22 de junho, com encerramento no dia 10 de agosto.
Segundo o organizador e coordenador-geral do certame, Hélio Gavilan, o “Zorro”, o campeonato, que terá rodadas nas comunidades indígenas, Aldeia Amambai e Aldeia Limão Verde, reunirá 12 equipes, entre times das citadas comunidades indígenas, da Aldeia Jaguary, em Amambai, da Aldeia Taquapery, em Coronel Sapucaia e da cidade, em Amambai.
De acordo com a organização as equipes foram divididas em quatro chaves de três times cada onde, ao final da primeira fase do certame, que classifica o campeão para representar Amambai em etapa da Liga Terrão MS, o primeiro e o segundo colocado de cada chave avança para as quartas de final.
Na Chave-A estão, Rancho Fundo, Jaguary e Sempre Amigos. A Chave-B é composta pelas equipes, F.R.B, K.N.V e União U.F.C. Na Chave-C estão o Esporte Guapo’y, Alviverde e o Alfa 7, já a Chave-D é composta pela Aldeia Taquapery, o Ava Kuera e o Tapi’y Corá.
No congresso técnico realizado nessa quinta-feira (30) com a presença dos representantes das equipes, também ficou definido que a partir das quartas de final os confrontos acontecerão em jogo de ida e volta.
Na abertura do certame, dia 22 de junho, no campo da Aldeia Limão Verde, haverá uma solenidade com entrada das equipes e apresentação cultural, seguida por quatro partidas, já valendo pontos pela competição.
Às 14h se enfrentam Rancho Fundo x Jaguary, às 14h45 entram em campo F.R.B e K.N.V, às 15h30 será a vez do confronto entre Aldeia Taquapery e Ava Kuera e fechando a rodada, às 16h30 se enfrentam Esporte Guapo’y e Alviverde.
Categoria feminina
Segundo Hélio Gavilan, a organização está estudando a possibilidade da realização, paralelamente à competição masculina, da 1ª Copa Terrão de futebol feminino.
“A procura está grande. Já temos equipes interessadas em participar da Aldeia Taquapery, em Coronel Sapucaia e das aldeias, Amambai, Limão Verde e Jaguary, em Amambai”, disse Gavilan ao destacar que a organização já tem o aval do secretário Zenaldo e em breve a competição, também na categoria feminina, deverá ser anunciada.
Abaixo os escudos dos times já confirmados no certame