A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (Semeec), por meio do Departamento de Esportes e Lazer, realiza, nesta quarta-feira, 1º de maio, a tradicional Corrida do Trabalhador, que atinge a sua vigésima edição. A largada acontece às 8h, defronte à guarita de segurança da prefeitura, com aproximadamente 300 participantes locais e da região.
O Departamento de Esportes e Lazer divulgou que a iniciativa é uma forma de fomentar a prática do esporte no município, considerando que a prática esportiva ajuda na redução dos riscos de doenças, configurando-se como uma forma de integração social e de auxílio na manutenção de uma qualidade de vida saudável. Além disso, a iniciativa visa difundir a prática da corrida e estimular os iniciantes, através da aproximação familiar ao esporte, desenvolver um evento esportivo primando pela organização e segurança, aumentando a sua atratividade e potencializar as parcerias com instituições interessadas e os meios de comunicação de massa para envolver o maior número de participantes.
A corrida será disputada em seis categorias no gênero feminino e sete masculinas, sendo: 12 a 16 Anos Feminino Ano Base (2012 a 2008); 17 a 30 Anos Feminino Ano Base (2007 a 1994); 31 a 40 Anos Feminino Ano Base (1993 a 1984); 41 a 50 Anos Feminino Ano Base (1983 a 1974) e acima de 51 Anos Feminino Ano Base (1973). 12 a 16 Anos Masculino Ano Base (2012 a 2008); 17 a 30 Anos Masculino Ano Base (2007 a 1994); 31 a 40 Anos Masculino Ano Base (1993 a 1984); 41 a 50 Anos Masculino Ano Base (1983 a 1974); 51 a 60 Anos Masculino Ano Base (1973 a 1964); acima de 61 Anos Masculino Ano Base (1963). Visitante feminino: ano base (2012 acima) e visitante masculino: Ano Base (2012 Acima).
A premiação da prova será constituída de medalhas, troféus, aparelhos de telefonia celular, bicicletas, camisetas personalizadas e tênis, conforme a categoria e a classificação do atleta.
A realização da 20ª Corrida do Trabalhador é da Prefeitura Municipal (Secretaria de Educação, Esportes e Cultura /Departamento de Esportes e Lazer), com apoio do Corpo de bombeiros, Polícia Militar, Secretarias Municipais, SEMEEC, FETAC, Câmara Municipal Caarapó, Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), SETESCC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), e Associação de Atletismo Caarapó AAC Runners.
As corridas amadoras de rua têm se destacado como uma importante ferramenta na promoção da saúde e bem-estar da população, além de fomentar a integração social e estimular a superação de limites individuais. Esses eventos esportivos, que reúnem pessoas de diversas idades e origens em torno do interesse comum pela prática esportiva, têm se mostrado essenciais para incentivar a atividade física e fortalecer o espírito de comunidade.
Com um papel democrático e inclusivo, as corridas de rua proporcionam um ambiente propício para a prática esportiva, independentemente do nível de condicionamento físico dos participantes. Além disso, ao reunir um grande número de pessoas em torno de um desafio comum, esses eventos promovem a integração social e o convívio entre os participantes, fortalecendo laços e criando um senso de pertencimento.
Para muitos, participar de uma corrida amadora de rua representa um desafio pessoal, estimulando a superação de limites e o alcance de novas metas. Nesse contexto, a competição saudável e a busca pela melhoria do desempenho tornam-se elementos motivadores, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança e autoestima dos participantes. Além disso, as corridas de rua desempenham um papel fundamental na divulgação da importância da prática esportiva e seus inúmeros benefícios para a saúde.
Em resumo, as corridas amadoras de rua representam muito mais do que simples competições esportivas. São eventos que promovem a saúde, integração social e superação pessoal, estimulando a prática esportiva e fortalecendo os laços de comunidade entre os participantes.