“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim” (Mt 24.14).
O evangelho do Senhor Jesus Cristo está sendo pregado para que todas as gentes em todo o mundo sejam evangelizadas. Só quando completar o tempo em que todas as nações forem completamente evangelizadas é que Deus decretará o fim. Para o ser humano é impossível identificar os últimos evangelizados, mas Deus saberá certamente!
O evangelho começou a ser pregado pelos apóstolos de Jesus, primeiramente à Israel: “Jesus enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel; e, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus” (Mt 10.5-7).
Em seguida, à outras cidades do povo de Deus, e aos gentios: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15).
A ordem é batizar os que creem, e ensinar os mandamentos: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mt 28.18-20).
Jesus, acompanha seus discípulos com seus sinais: Doentes são curados das dores e enfermidades; pessoas possessas são libertas de espíritos imundos; então, recebem fé, se arrependem e se convertem: “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai” (Mt 10.8).
Ao ouvir a pregação da Palavra do Senhor, os que creem devem se arrepender e se converter dos seus pecados: “E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.14,15).
A tarefa dos evangelistas é pregar o evangelho, ensinar as pessoas sobre a Palavra do Senhor. E isto está sendo feito em todo o mundo. Mas somente os que creem são salvos: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16).
Os israelitas que não creram em Jesus ainda, serão preservados e crerão na sua volta, pois são filhos da promessa a Abraão, Isaque e Jacó (Israel). O fim não veio ainda, porque não completou o tempo dos gentios: “Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado” (Rm 11.25). O mundo todo será evangelizado: “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim” (Mt 24.14). Quem crê é salvo!