A colheita da primeira safra de milho do ciclo 2023/24 já atingiu 91% dos 297 mil hectares plantados nesta temporada. Segundo informações divulgadas na quarta-feira (27) pela Previsão Subjetiva de Safra (PSS) e no Boletim de Conjuntura Agropecuária, produzidos pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a produção esperada é de 2,5 milhões de toneladas.
No entanto, a estimativa inicial de produção foi reduzida devido a uma perda estimada no campo de 418 mil toneladas, o que representa uma diminuição de 14% em relação às expectativas iniciais.
Por outro lado, o plantio da segunda safra de milho já atingiu 99% dos 2,4 milhões de hectares esperados para esta safra. Apesar disso, a expectativa de produção para a segunda safra também foi revisada para baixo, com previsão de colheita de 14,2 milhões de toneladas.
Essa revisão para baixo na expectativa de produção da segunda safra é atribuída a fatores climáticos adversos, como o calor intenso e as chuvas irregulares, que afetaram o desenvolvimento do milho. Esses eventos climáticos já estão impactando a produção, levando a uma previsão de safra menor do que a inicialmente esperada.