25.1 C
Amambai
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Amambai participa ativamente na 4ª Conferência Nacional de Cultura

Durante o evento, importantes discussões foram travadas sobre as diretrizes das políticas culturais para os próximos 10 anos. Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a conferência enfatizou a importância do debate sobre políticas públicas culturais e a necessidade de garantir a abrangência das ações do setor. Mais de 5 mil participantes de todo o Brasil se reuniram no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF.

Alessandra Tavares, Diretora de Cultura da Sedesc de Amambai, conquistou o direito de representar o Estado de Mato Grosso do Sul como delegada eleita na Conferência Estadual realizada em novembro do ano passado.

A diretora expressou sua satisfação com a participação ativa da delegação de MS nas atividades, engajando-se nos debates, encontros e plenárias.

”Foi um prazer trabalhar mais de 14 horas por dia, fortalecendo e contribuindo com algo que acredito, que é a arte e a cultura do nosso País.” Disse.

Uma parte da comitiva também acompanhou a aprovação do Projeto de Lei (PL) 5206/2023 durante a sessão do Senado Federal. Este PL estabelece o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura para garantir os direitos culturais, organizado em um regime de colaboração entre os entes federativos para a gestão conjunta das políticas públicas.

Além disso, Alessandra foi fundamental para a realização da 1ª Conferência Municipal de Cultura em outubro do ano passado, através da Sedesc, levando as demandas das políticas públicas de Amambai e região Sul Fronteira para o Estado.

As discussões nas conferências Municipais e Estaduais foram guiadas por seis eixos temáticos, os quais foram posteriormente apresentados na 4ª CNC:

  • Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
  • Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social
  • Identidade, Patrimônio e Memória
  • Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade
  • Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
  • Direito às Artes e Linguagens Digitais

Durante a 4ª CNC, cada eixo temático se reuniu, debateu e selecionou propostas para serem enviadas à Plenária Final, na qual delegados e delegadas de todo o Brasil puderam votar.

Alessandra participou diretamente dos eixos 1 e 2, além de se envolver nas discussões com a rede nacional de gestores municipais de cultura. Ela votou nas 30 propostas priorizadas pelos delegados durante a Plenária Final e ainda teve a honra de ser convidada para apresentar uma de suas performances cênicas, “Donzela”, que aborda a violência doméstica e o feminicídio, no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, no palco principal do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Alessandra ressaltou a importância dessas iniciativas para fortalecer os setores da cadeia produtiva da cultura em Amambai, como a criação do Sistema Municipal de Cultura, que institui o Conselho, Plano e Fundo Municipal de Cultura, proporcionando garantias para os artistas e agentes culturais locais, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e bem-estar da cidade.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete