34.6 C
Amambai
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Fala de vereador na Câmara de Naviraí gera indignação e provoca reação de entidades

Parlamentar deu a entender em seu pronunciamento que por ser mulher e jovem prefeita não teria capacidade para governar. Em vídeo o vereador tentou se retratar nas redes sociais.

Vilson Nascimento

Uma fala do vereador Antônio Bianchi, do Podemos, durante a sessão da Câmara Municipal de Naviraí dessa segunda-feira, dia 11 de março, gerou indignação e provocou a reação de autoridades e entidades.

Em seu pronunciamento na tribuna da Casa de Leis o parlamentar disse que, “se um homem com experiência já não dá conta de uma cidade, imagina uma menina”, em referência a atual prefeita do município, a jovem cirurgiã dentista, Dra. Rhaiza Matos.

O vídeo acima foi postado pela prefeita Rhaiza Matos em seu Instagram.

A fala do vereador regou repercussão negativa em redes sociais e provocou a reação de entidades como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).- VEJA NOTAS ABAIXO

Por meio de rede social a presidente do Podemos em Mato Grosso do Sul, senadora Soraya Thronicke também se manifestou por meio de redes sociais. Ela condenou a fala de seu colega de partido e disse que providências serão tomadas. A deputada estadual Mara Caseio também se manifestou em relação a questão.

O vereador gravou um vídeo e por meio de redes sociais tentou justificar sua fala alegando que se expressou de forma errada por ser pessoa humilde e pediu desculpas à prefeita e as mulheres pelas palavras proferidas.

O vídeo acima foi postado pela prefeita

Veja nota da OAB

Fala de vereador na Câmara de Naviraí gera indignação e provoca reação de entidades

A nota proferida pela Assomasul

É com profundo desapontamento e indignação que repudiamos veementemente as declarações proferidas pelo vereador Antonio Bianchi, que desmereceu a capacidade da prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, com comentários machistas e totalmente inaceitáveis durante uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Naviraí.

Tais declarações não apenas denotam uma falta de respeito pela dignidade da prefeita Rhaiza Matos, mas também perpetuam estereótipos ultrapassados que minam a participação feminina na política e na sociedade como um todo.

É lamentável que, em pleno século XXI, ainda tenhamos que lidar com atitudes misóginas e preconceituosas, especialmente por parte de representantes eleitos que deveriam estar trabalhando para promover a igualdade e o respeito mútuo.

Neste mês da mulher, é essencial destacar a importância de reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres em todas as esferas da sociedade, incluindo a política. A prefeita Rhaiza Matos foi eleita democraticamente e merece ser tratada com o devido respeito e consideração, independentemente de gênero. Suas habilidades e competências devem ser avaliadas com base em seu desempenho e não em estereótipos ultrapassados.

Reiteramos nosso apoio à prefeita Rhaiza Matos e a todas as mulheres que enfrentam diariamente o sexismo e o preconceito em suas vidas pessoais e profissionais.

Nenhuma forma de discriminação, seja de gênero ou de qualquer outra natureza, deve ser tolerada em nossa sociedade.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete