24.8 C
Amambai
segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Reunião discute impacto causado pelas condições climáticas nas lavouras de soja em Amambai

Reunião na tarde dessa terça-feira (9) na sede da entidade ruralista reuniu Sindicato Rural, cooperativas agrícolas e Astec.

Vilson Nascimento

Uma reunião realizada na tarde dessa terça-feira, 9 de janeiro, na sede do SRA (Sindicato Rural de Amambai) discutiu o impacto das condições climáticas na produção agropecuária, sobretudo na cultura da soja, em Amambai.

Além de calor intenso, frequentemente chegado aos 40 graus, as chuvas de forma irregulares tem colocado em risco o desenvolvimento a produtividade da oleaginosa, cultura plantada em larga escala no município durante o período de safra de verão.

Segundo o presidente do Sindicato Rural, em Amambai, Rodrigo Ângelo Lorenzetti, durante a reunião, que além de produtores e representantes do SRA, contou com a presença das cooperativas agrícolas que atuam no município e agrônomos que atuam na Astec (Assistência Técnica Agropecuária) foi abordado a preocupação dos produtores de grãos e das entidades envolvidas no setor em relação ao risco de perda em maior escala em relação a produtividade por conta das condições climáticas adversas.

“Ainda é cedo para enumeramos percentuais de perdas, mas o forte calor e as chuvas irregulares já afetam nossa produtividade”, disse do presidente do SRA, Rodrigo Lorenzetti, ao informar que o Sindicato Rural e os segmentos envolvidos irão continuar acompanhando a situação e uma nova reunião deverá ocorrer nos próximos dias para avaliação da situação.

Vale ressaltar que o setor agropecuário é o maior gerador de empregos e a locomotiva da economia do município, em Amambai. Perdas nesse setor impactam diretamente no comércio local e na geração de emprego e renda no município.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete