17.7 C
Amambai
sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Inaugurado laboratório inédito na América Latina: Entenda

"Essa iniciativa só comprova que o Brasil tem o potencial de ser autossuficiente"

A BYD investe mais de R$ 6 milhões em um novo laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Campinas (SP), sendo o primeiro na América Latina a estudar todo o ciclo de produção de módulos fotovoltaicos, desde o beneficiamento do minério de silício. O investimento total em P&D no setor fotovoltaico no Brasil ultrapassa R$ 65 milhões. A BYD concentra esforços na criação de soluções sustentáveis, visando a autonomia completa do Brasil no mercado de energia limpa.

“Essa iniciativa só comprova que o Brasil tem o potencial de ser autossuficiente na produção de módulos fotovoltaicos, pois foi o 3° maior exportador de silício do mundo em 2022. O nosso objetivo é estimular e fortalecer a produção em território nacional, com pesquisa e desenvolvimento diretos do Brasil”, afirma Rodrigo Garcia, gerente de P&D da BYD Energy.

O novo laboratório da BYD em Campinas, inaugurado com uma estrutura mais complexa, visa expandir a equipe de pesquisa e desenvolvimento. Isso reafirma o compromisso da empresa em não apenas trazer suas principais soluções para o mercado brasileiro, mas também liderar toda a execução de P&D dessas tecnologias.

A cerimônia de inauguração, realizada em 15 de dezembro, contou com cerca de 250 convidados, incluindo representantes da BYD e autoridades do poder público, como Stella Li, Vice-presidente Executiva Global da BYD, Tyler Li, CEO da BYD Brasil, Dário Saad, Prefeito de Campinas, e Felício Ramuth, Vice-governador de São Paulo.

Neste ano, a BYD atingiu o marco de 2,3 milhões de módulos fotovoltaicos fabricados no Brasil. Parte do recurso investido em P&D no país é direcionada a estudos realizados em parceria com as principais universidades e institutos do Brasil, como Unicamp, Unesp, CTI Renato Archer, UFSC, Instituto Eldorado, entre outros.

Fonte: Agrolink

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de dezembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete