De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, a colheita de trigo está praticamente encerrada no Estado, com exceção de algumas áreas periféricas nas regiões dos Campos de Cima da Serra e Campanha, onde a colheita ainda depende de avaliação econômica. Estima-se que quase 100% da área plantada foi colhida.
Inicialmente, a Emater/RS-Ascar previa uma produtividade de 3.021 kg/ha, mas, ao iniciar a colheita, essa previsão foi revista para 2.164 kg/ha. No entanto, os resultados foram ainda mais prejudicados pela baixa qualidade dos grãos, predominando aqueles que não atendem aos padrões necessários para a indústria de farináceos. Consequentemente, os efeitos econômicos da safra foram considerados insatisfatórios.
Na região de Bagé, na Fronteira Oeste, a colheita foi concluída, restando apenas pequenas áreas nos municípios de Caçapava do Sul, Dom Pedrito e Lavras do Sul, representando 0,67% da área plantada na região. Apesar de um clima favorável para a colheita das últimas lavouras, as condições climáticas adversas ao longo da primavera impactaram a produtividade e qualidade dos grãos. Cerca de 54% dos grãos apresentaram pH abaixo de 76; em 27%, o pH ficou entre 76 e 78; somente 19% dos grãos apresentaram melhor qualidade, com pH superior a 78. A produtividade média na região está cerca de 30% abaixo do esperado, com perdas significativas em várias cidades.
Em outras regiões como Caxias do Sul e Ijuí, a qualidade do trigo também permanece abaixo do ideal. Na região de Caxias do Sul, as áreas com melhor qualidade atingem, no máximo, peso do hectolitro de 76. Em Ijuí, 80% dos grãos têm pH abaixo de 76, indicando uma baixa qualidade geral.
Na região de Santa Rosa, aproximadamente nove milhões de sacas de trigo foram colhidas. Dos grãos colhidos, 24% apresentam pH 78 ou superior; 38%, entre 75 e 77; 27%, entre 72 e 74; e 11%, classificados como triguilho.
No que diz respeito à comercialização, a cotação média do trigo no Estado foi de R$ 63,08 por saca de 60 kg, o que representa um aumento de 0,25% em relação à semana anterior, quando registrou R$ 62,92.
Fonte: Agrolink