2023-09-06 19:44:24
O Dia do SENHOR, será um tempo de Grande Tribulação aos que rejeitaram seu Criador e seu Cristo Salvador: “Uivai, porque o Dia do SENHOR está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação. Pelo que todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará. E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão como a mulher parturiente; cada um se espantará do seu próximo; o seu rosto será rosto flamejante” (Is 13.6-8). Será um tempo de indignação, de angústia e de ânsia; dia de alvoroço e de desolação; dia de nuvens, de escuridão e densas trevas; dia de trombeta e de alarido (Is 13.9-13; Sf 1.14-18; Mt 13.41-50; Ap 6.17).
Estes pecadores, são os que nesse tempo, estiverem vivendo sem ter recebido Cristo na sua vida para a sua redenção, sua salvação! Jesus veio para salvar os pecadores, e não para condena-los: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo 3.17). Entretanto, o homem precisa crer para ser salvo: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.18). Sem crer não há salvação: “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más” (Jo 3.19).
É preciso crer no coração e confessar Jesus como seu único Salvador e Senhor (Rm 10.9,10). Os que creem se convertem a Cristo; passam a servir ao Senhor, e serão livrados da ira: “Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1ªTs 1.9,10).
Ao chegar o tempo de furor e ira ardente, os crentes que renunciaram ao pecado e estiverem vivendo em comunhão com Cristo, servindo ao seu Reino, terão livramento e escaparão da ira de Deus: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo” (1ªTs 5.9). “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Rm 5.9).
Os pecadores que ouviram a Palavra e não creram, não se arrependeram, não se converteram, e continuaram na sua vida de pecados, praticando maldades, injustiças, são pecadores e ímpios arrogantes, soberbos, inimigos de Deus e de seu Cristo; estes, sofrerão a ira de Deus no Dia do SENHOR, conforme as profecias: “E visitarei sobre o mundo a maldade e, sobre os ímpios, a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos tiranos” (Is 13.11).
Os pecadores que rejeitaram a Cristo, sofrerão a ira: “Porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” (Ap 6.17). Os servos do Senhor, serão protegidos: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo mundo, para tentar os que habitam na terra” (Ap 3.10).