2023-06-22 18:29:39
Reino dos céus e Reino de Deus, é a mesma coisa. Quando Jesus se referia ao Reino, às vezes falava Reino dos Céus, e outras vezes, Reino de Deus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21). “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3).
Reino não é um lugar, mas, um sistema de governo. Cada país, tem o seu sistema de governo. Por exemplo: Monarquia, governado por um rei; Democracia, por um presidente. Um reino, possui um rei, uma lei, e seus súditos. No Reino de Deus, o Senhor Deus é o Rei Supremo; a sua lei é a Bíblia Sagrada; os súditos, são o seu povo.
Reino dos Céus ou Reino de Deus, é o seu poder, seu direito legal de Deus governar, de exercer domínio em toda a extensão do seu Ser. Reino dos Céus e Reino de Deus é o seu Reinado: “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Pv 15.3). “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar” (Hb 4.13).
O pecado, reinou sobre os pecadores, até a vinda de Jesus Cristo, que, por Ele estar no mundo, o Reino de Deus ou dos Céus, havia chegado aos homens: “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós” (Lc 17.20,21).
O Reino de Deus ou dos Céus, por momento é Espiritual, mediante ao Espírito Santo que está na igreja. Cada crente possui o Espírito Santo e já faz parte do Reino de Deus, ainda invisível! O Senhor Jesus, nos ensina na sua Palavra, a orarmos, pedindo para Deus enviar o seu Reino para nós na terra: “Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu” (Mt 6.10).
Na segunda vinda de Jesus, Ele vai implantar o seu Reino Milenar. Será um Reino literal, visível! Jesus é o Rei, a sua Palavra é a Lei; os seus súditos, são todos os cristãos, os crentes em Cristo Jesus: “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos” (Ap 20.6).
A salvação é de graça; é mediante a fé e não por obras. Mas, para entrar no Reino de Deus e governar com Cristo no seu Reino Milenar, é preciso fazer a vontade do Pai; se arrepender e se converter: “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3.5). “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21). Deus te abençoe!