2023-05-31 20:55:17
Maria, mãe de Jesus, fez distinção entre alma e espírito: “Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1.46,47). O apóstolo Paulo, definiu três elementos distintos: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1ªTs 5.23).
Jesus, fez distinção entre alma e corpo: “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mt 10.28). O corpo, sabemos para onde vai; a alma poderá ir para o inferno!
O corpo volta para a terra, e o espírito para Deus: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ec 12.7). A Bíblia revela dois lugares distintos para onde vão as almas após a morte do corpo físico: Descanso ou tormento!
Quem morre crendo, sua alma vai para o descanso eterno; quem morre sem crer, vai para o tormento eterno; a escolha é nossa, antes de morrer! A alma salva, é levada por anjos, onde será consolada: “E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado” (Lc 16.22).
A alma do não salvo, vai para o inferno, um lugar de tormento: “E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio” (Lc 16.23). Observe que a alma não salva, vai para baixo, olha para cima, e vê a alma do salvo no céu! A Bíblia diz que o inferno é em baixo: “Para o sábio, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está embaixo” (Pv 15.24).
O inferno foi preparado para o diabo e os demônios; porém, os que praticam maldades, injustiças, e não se arrependem, não se convertem a Cristo, irão para esse lugar: “Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41).
Enquanto vivemos, escolhemos para onde vamos; depois é impossível: “E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá” (Lc 16.26).
O ser, interior é eterno; o exterior, morre: “Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia” (2ªCo 4.16). “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados, não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida” (2ªCo 5.1-4). Deus abençoe!