22.6 C
Amambai
sábado, 21 de setembro de 2024

A igreja está sendo julgada? – Por Eloir Vieira

2023-05-04 20:06:18

A igreja está sendo julgada? - Por Eloir Vieira

Todos os cristãos comparecerão no Tribunal de Cristo! Esta será uma reunião solene onde cada crente vai saber o que lhe está reservado! Alguns, receberão galardões (prêmios, recompensas) pelo seu trabalho para o Reino. Outros, não receberão nada, porque nada fiseram: “A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele” (Lc 16.16).

 

Esse evento acontecerá em seguida à ressurreição e arrebatamento da igreja. Os crentes que morreram crendo, e os que estiverem vivos nesse dia, vivendo em comunhão com cristo, se reunirão com Jesus nos ares no céu acima das nuvens: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17).

 

A igreja está sendo julgada hoje, agora, durante seu tempo na terra no desempenho da sua função. A igreja é composta pelas pessoas que creem e obedecem a Deus, praticando os ensinamentos do evangelho do Senhor: “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?” (1ªPe 4.17).

 

O trabalho de cada um já está sendo provado. Se resistir às tentações e provações, terá galardão; ao contrário, não receberá nada, mas será salvo; porque a salvação é pelo sacrifício de Jesus, e não pelas obras: “E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1ªCo 3.12-16).

 

Detrimento: Dano moral ou material; prejuízo, perda! Enquanto trabalha, a igreja passa por lutas e aflições; sofre tentações e provações; mas os vencedores serão recompensados: “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 3.21,22).

 

No tribunal de Cristo, os cristãos não serão condenados, mas avaliados! A igreja está salva, pois, quem viveu em comunhão com Deus, até sua morte, ou arrebatamento, não será condenado: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8.1).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete