22.6 C
Amambai
sábado, 21 de setembro de 2024

Como receber os Dons Espirituais? – Por Eloir Vieira

2023-04-26 19:49:59

Como receber os Dons Espirituais? - Por Eloir Vieira

O apóstolo Paulo escreve esta primeira carta aos irmãos da igreja de Corinto, e a todos os cristãos. Neste capítulo doze, traz informações importantes sobre dons espirituais e ministérios; poder distribuído pelo Espírito Santo de Deus aos crentes em Cristo. 

No versículo 2, Paulo comenta que antes de se converterem a Cristo, os irmãos tinham fé em ídolos mudos, crendo que aqueles objetos sem vida, tivessem algum poder.

 

No entanto, a mesma pessoa que é levada aos ídolos mudos, se ela vir a crer que Jesus Cristo é Senhor e Salvador, é porque ela foi convencida pelo Espírito de Deus, que convence o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo (Jo 16.8-11).

 

Sendo convencida pelo Espírito de Deus, a pessoa confessa Jesus Cristo como seu único Salvador e Senhor, no batismo nas águas: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38). 

 

O batismo nas águas simboliza o arrependimento, quando a pessoa faz a sua confissão de fé em Jesus Cristo como seu único Salvador e Senhor! Depois, Jesus, batiza com o seu Espírito Santo: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11).

 

Disse Jesus: “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (At 1.5). A promessa se cumpriu, conforme Atos 2. Ao confessarmos Jesus, o segundo passo é se arrepender e se converter, para então, receber a presença do Senhor: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (At 3.19).

 

Com a presença do Senhor, recebemos pelo menos um dom do Espírito Santo, que determina a função de cada um no corpo da igreja: “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil” (1ªCo 12.4-7).

 

Nem todos recebem os mesmos dons; e é o Espírito do Senhor que determina: “Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer” (1ªCo 12.8-11). Deus abençoe!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete