22.6 C
Amambai
sábado, 21 de setembro de 2024

A carta à Igreja de Éfeso – Por Eloir Vieira

2023-04-19 14:26:25

A carta à Igreja de Éfeso - Por Eloir Vieira

Éfeso, a igreja que fracassou por falta de amor; por não se arrepender e não se redimir! As pessoas têm por natureza, se acomodar e relaxar à medida em que o tempo vai passando; deixam de praticar o amor aos outros, e começam a fazer a sua vontade, e não a vontade de Deus. Usam a Palavra para glorificar-se a si mesmos, e não à Deus!

 

O Senhor Jesus, cabeça da igreja, ama, cuida e sustenta a sua igreja (Ef 5.28-30). Jesus, está atento a tudo o que acontece nas congregações; elogia as boas obras, incentiva, encoraja e honra os bons servos. Mas as coisas erradas e os pecados, não são tolerados; são perdoados, se houver arrependimento! Deus é amor, mas também é justiça! 

 

Jesus, reconheceu o bom trabalho do líder da igreja de Éfeso. Ele não tolerava os falsos apóstolos mentirosos, e colocava-os à prova pela Palavra da verdade; sofria com isso, mas tinha paciência e perseverança, cumprindo o evangelho do Senhor: “Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos; e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste” (Ap 2.2,3).

 

Entretanto, aquele líder, não praticava mais o amor como no início do seu ministério! 

A ordem do Senhor, foi que ele reconhecesse essa falha gravíssima, e reparasse sua falta de atitude, voltando a praticar o amor. Caso contrário, o Senhor lhe tiraria do comando da congregação: “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço” (Ap 2.5,6). O que se faz de bom, tem o reconhecimento!

 

Aquele líder, deveria se arrepender e voltar a praticar o amor. Quem deixa de praticar o amor, não se arrependendo, Jesus, lhe tira o seu castiçal, a sua igreja (Ap 1.20). Podemos fazer inúmeras boas obras; se não tivermos amor, de nada adianta (1ªCo 13). Praticar religião, fazer caridades qualquer um faz. Mas quem não ama a sua própria família, seu cônjuge, e aos outros, não faz a vontade de Deus, principal mandamento!

 

Jesus, não reconhece como seu servo, quem não faz a vontade de Deus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mt 7.21-23).

 

As sete igrejas de Apocalipse, foram literais, mas as mensagens, são espirituais, e permanecem para todos os cristãos até o arrebatamento, quando se encerrará a era da igreja: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 2.29). Haverá salvação após o arrebatamento, mas a igreja não estará aqui nesse tempo! Alelúia!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete