22.6 C
Amambai
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

O que diz a Bíblia sobre Arrebatamento? – Por Eloir Vieira

2022-10-06 12:08:31

O que diz a Bíblia sobre Arrebatamento? - Por Eloir Vieira

O termo “arrebatamento” tem sua origem na palavra grega harpazo; arrebatar significa levar com violência, ou de súbito, arrancar, carregar pelos ares. Jesus resgatará os seus servos e servas: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” (Ef. 4.30). Redenção: resgate do gênero humano por Jesus Cristo; auxílio, proteção que livra de situação difícil; salvação: “O Senhor resgata as almas dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será condenado” (Sl 34.22). 

 

Pessoas que foram arrebatadas na Bíblia: Enoque: “E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou” (Gn 5.24); Elias: “E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho” (2ºRs 2.11); Filipe: “E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho” (At 8.39); apóstolo Paulo: “Foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar” (2ªCo 12.4); apóstolo João: “Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta” (Ap 1.10). Jesus: “E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu” (Lc 24.51); “E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos” (At 1.9); “E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono” (Ap 12.5).

 

Em todos os casos de arrebatamento, não é o Senhor que desce à terra; são as pessoas que sobem ao céu: “Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra” (Mt 24.40,41). “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor” (Mt 24.42). Ninguém sabe quando ocorrerá esse milagre: “Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai” (Mt 24.36). 

 

No dia do arrebatamento, as pessoas que morreram em Cristo serão ressuscitadas antes: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17).

 

Assim como Deus ressuscitou Jesus, também ressuscitará os crentes em Cristo: “Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder” (1ªCo 6.14); “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele” (1Ts 4.14). “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1ªCo 15.52).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete