24.4 C
Amambai
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Como não cair em pecado? – Por Eloir Vieira

2022-09-21 15:09:24

Como não cair em pecado? - Por Eloir Vieira

Caímos em pecado por sermos tentados pelo diabo; se não vivermos constantemente em oração e vigília, podemos entrar em tentações e cair em pecado a qualquer momento: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1ªPe 5.8).

 

O diabo, usando a serpente no Éden, enganou a mulher, induzindo-a a desobedecer a ordem de Deus: “Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. “E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gn 3.4-6).

 

Assim como Eva foi tentada pelo diabo usando a serpente, nós também somos tentados quando iludidos por pessoas astutas: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (2ªCo 11.3).

 

Precisamos vigiar os nossos desejos e detectarmos as astutas ciladas do diabo para não cairmos nelas. Há uma guerra entre a carne e o espírito: “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis” (Gl 5.17). Se não vigiarmos, entramos em tentação e caímos em pecado: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem” (Rm 7.18).

 

Sem vigiar e sem orar, descuidamos e somos atraídos e enganados pelos nossos próprios desejos e pecamos: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tg 1.14,15).

 

A tentação vem por meio de uma pessoa; no entanto, não é contra as pessoas que temos que lutar. Na verdade, a nossa luta é contra quem usa as pessoas para nos tentar: “Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.12). 

 

Precisamos nos revestir da armadura de Deus para não entrarmos em tentações, para não cairmos nas armadilhas, nas ciladas do diabo: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef 6.11). 

Se vivermos em pecado, morreremos; se vivermos em comunhão com Cristo, viveremos eternamente: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23). Deus abençoe!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete