24.4 C
Amambai
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Por que cometemos pecados? – Por Eloir Vieira

2022-09-14 18:12:10

Por que cometemos pecados? - Por Eloir Vieira

Cometemos pecado porque somos tentados, atraídos e enganados pelos nossos desejos carnais: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência” (Tg 1.14). Precisamos andar em comunhão com Deus para suportarmos a tentação e não praticarmos o pecado: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1ªCo 10.13).

 

A tentação também vem por provocações externas por meio de alguém ou alguma coisa atraente que desperta em nós a cobiça! No caso de Adão e Eva, Deus havia orientado Adão a não comer do fruto de uma determinada árvore no jardim do Éden para que não morressem: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.16,17).

 

Os conselhos contrários ao que Deus ordenou a Adão, partiu da serpente para Eva. A serpente era a mais astuta de todos os animais irracionais criados por Deus: “E fez Deus as bestas-feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom” (Gn 1.25).

 

O problema não era especificamente a serpente, mas o diabo que a usou para enganar a mulher, dizendo que eles não morreriam por comerem do fruto, e que ficariam igual a Deus: “Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” (Gn 3.4,5).

 

A mulher acreditou na serpente: “E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gn 3.6).

 

Deus perguntou à mulher, porque desobedeceu a sua ordem? A mulher justificou dizendo que a serpente lhe havia enganado: “E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi” (Gn 3.13).

 

Aprendemos que precisamos ficar atentos com as provocações externas e conselhos maldosos que nos induzem ao pecado. Assim como a serpente era um animal bom, as pessoas também são boas; o problema é que são usadas pelo diabo para nos enganar. Precisamos vigiar: “Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.12).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete