24.4 C
Amambai
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Você está preparado? – Por Eloir Vieira

2022-08-17 17:50:50

Você está preparado? - Por Eloir Vieira

Os servos do Senhor, devem estar trabalhando, vigiando e orando o tempo todo, esperando Jesus voltar a qualquer momento para busca-los: “Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? (Mt 24.45). Os servos vigilantes, preparados serão arrebatados, salvos e recompensados: “Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens” (Mt 24.46,47).

 

O servo que trabalha relaxadamente, e pratica iniquidades, desobedecendo o evangelho do Senhor, será pego de surpresa e punido severamente: “Porém, se aquele mau servo disser consigo: O meu senhor tarde virá, e começar a espancar os seus conservos, e a comer, e a beber com os bêbados, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes” (Mt 24.48-51).

 

Na parábola do servo vigilante, segundo o evangelho de Lucas, aprendemos que, devemos fazer o trabalho conforme a vontade de Deus e estar preparados esperando a vinda do Senhor! Quem sabia e não se aprontou, não vigiou, sofrerá sérias consequências; o castigo será maior para quem sabia, e menor para quem não sabia: “E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites. Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá” (Lc 12.47,48).

 

Quanto mais poder recebemos de Deus para fazer a sua obra, maior é a nossa responsabilidade, e seremos cobrados por isso! Mas quando recebemos poucos talentos, pouca coisa será exigida de nós (Lc 12.48). Se observarmos o Novo Testamento, vamos perceber a diferença entre as obras dos apóstolos de Cristo, e demais discípulos e seguidores de Jesus. Alguns, pouco fizeram, outros, muito realizaram!

 

Os servos vigilantes deveriam permanecer com a túnica ajustada no corpo com seu cinto, e suas lamparinas abastecidas e acesas esperando o seu senhor chegar a qualquer momento: “Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as vossas candeias” (Lc 12.35). Na parábola das dez virgens (Mt 25.1-13), cinco delas estavam com azeite de sobra, preparadas para o encontro com o noivo; e cinco delas não tinham azeite de sobra não estavam preparadas; somente as cinco prudentes entraram com ele (Mt 25.10). 

 

Assim deve ser quando o Senhor Jesus vir buscar a sua igreja! Os servos fieis, e prudentes, serão levados; os infiéis, injustos, serão deixados: “Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor” (Mt 24.40-42). E você, está preparado esperando Jesus? Deus abençoe!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete