2022-03-23 14:49:20
O perdão e a salvação dependem de Deus. Recebemos gratuitamente, sem merecimento, sem pagamento, sem sacrifícios; tudo é de Deus, vem de Deus e vai para Deus: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9).
Vendo esses e outros versículos bíblicos isoladamente, temos a impressão de que toda a humanidade está e será salva, pois a salvação não depende de nós, mas de Deus! Entretanto, devemos buscar o conhecimento completo sobre o perdão e a salvação, observando atentamente os textos e os contextos da Palavra de Deus!
O plano de Deus para a salvação da humanidade depende de Deus, mas a humanidade é responsável pela sua salvação ou não! Deus, sempre quer dar o melhor às suas criaturas. Deus não criou a humanidade para sofrer e se perder! Deus, desde o início deu ao homem tudo de bom e de melhor! Deus é tão Bom, que deu liberdade ao homem para escolher entre obedecer ou não a Deus! E o homem optou por não obedecer (Gn 2).
A maldição caiu sobre toda a humanidade, por causa da desobediência de Adão, não por vontade de Deus (Gn 3; Rm 3.23). Tendo o pecado entrado no mundo, toda a raça humana traz na sua natureza a maldade, e por consequência a perdição eterna!
O primeiro filho de Adão e Eva, por inveja, matou o seu irmão Abel, usando o seu livre arbítrio não dando ouvidos a Deus (Gn 4). A humanidade continuou na desobediência a Deus, atraindo para si as consequências dos seus pecados (Dt 28.15-68; Is 1.19,20).
Vendo Deus, as suas criaturas humanas perdidas, teve compaixão, misericórdia, e amou tanto, a ponto de mandar seu Filho Jesus, o Unigênito, e Primogênito (Jo 1.3; 3.16; Cl 1.15), nascer de mulher, morrer e ressuscitar, para salvar gratuitamente toda a humanidade, porque Deus quer salvar a todos indistintamente!
Mas por que não serão todos salvos? Porque, mesmo Deus tendo perdoado os pecados de toda a humanidade, apesar de oferecer a salvação gratuitamente, nem todos querem vida com Deus, e, usando do seu livre arbítrio, muitos escolhem viver por conta própria, independentes, sem comunhão com Deus, vivendo dissolutamente. Dessa forma, mesmo tendo seus pecados perdoados pelo sacrifício de Jesus Cristo, muitos rejeitam a vida com Deus ao não obedecer ao evangelho do Senhor para sua salvação, escolhendo viver sem Cristo, na desobediência, se esbaldando no pecado (Rm 1.16). Escolha Deus!
Para viver eternamente com Deus, é necessário se arrepender: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2ªPe 3.9).