24.4 C
Amambai
sábado, 23 de novembro de 2024

Mariteca: A biblioteca itinerante que tem incentivado a leitura em Amambai 

2022-03-02 10:20:47

Raquel Fernandes

Amante da leitura, o sul-mato-grossense Almir Farias da Cunha criou uma biblioteca itinerante com uma bicicleta em Amambai. Morador da cidade desde 2015, Almir já realizou diversos trabalhos voluntários e recentemente deu vida ao sonho de poder incentivar cada vez mais pessoas a criar o hábito da leitura.

“Uma vez eu estava assistindo uma reportagem em que mostrava uma menina, de 12 anos, que vivia em uma comunidade bastante desassistida e sonhava em ter uma biblioteca. Porém, não tinha espaço na sua casa. Mas a mãe dessa menina se empolgou com o sonho dela e correram atrás. Resultado: toda a comunidade se envolveu e o espaço da biblioteca foi criado. Quando eu vi isso, eu pensei: Por que eu não faço algo assim aqui também? Eu sei que não vou mudar o mundo, mudar as pessoas. Mas um ou outro que pega um livro, pode repercutir, reverberar, se transforma em um multiplicador.” Conta Almir.

Moradora de Amambai, Gisele de Souza, escolheu dois livros na Mariteca.

A partir daí, ele transformou sua bicicleta em uma biblioteca, que ele chama carinhosamente de Mariteca. No sábado, dia 26, Almir passou a manhã na Praça Coronel Valêncio de Brum com a sua “rica” bicicleta. As pessoas que passavam ficavam curiosas para conhecer o trabalho e se surpreendiam quando descobriam que ele não era um vendedor de livros.

Almir empresta os livros e dependendo da situação, ele até faz a doação da obra e pede que a pessoa, após ler, passe para outra pessoa.

A moradora de Amambai, Gisele de Souza, ficou encantada com o projeto e saiu da Praça Coronel Valêncio de Brum com dois livros para leitura. Durante a conversa, Almir identifica os gostos da pessoa e sugere alguns títulos.

Almir é concursado na Câmara Municipal de Amambai e nas horas vagas se envolve com trabalhos voluntários, em especial agora, a Mariteca. Ele já morou em diversos estados brasileiros e trabalhou como bancário, jornalista, assessor de imprensa, pedreiro, entre outros.

Quem quiser ter acesso aos livros da Mariteca ou ainda fazer doações de obras, pode entrar em contato com o Almir pelo telefone: (67) 98453-9265.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete