2022-02-18 15:07:14
Ímpio: Quem não tem fé e despreza a religião. Até mesmo quem experimentou a vida com o Senhor, mas voltou definitivamente para o pecado se tornando um ímpio. Estando nessa condição, a Bíblia diz que perde a salvação: “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõem ao vitupério” (Hb 6.4-6).
Os pecados da humanidade já foram perdoados gratuitamente, pelo sacrifício do Senhor Jesus. Cada pecador que crê e se arrepende, e vive uma vida de comunhão com Deus, se cair em algum pecado, basta pedir perdão a Deus, em nome de Jesus, que seus pecados são perdoados: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1ªJo 2.1).
Depois de ter crido, somente apostatando-se da fé cristã, renunciando a religião e a fé, o crente se torna ímpio e inimigo de Deus, rejeitando a sua própria salvação: “Porque se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” (Hb 10.6,7).
Se, depois de ter crido, voltar às antigas práticas de pecados, e não se arrepender, não voltar para Deus, a situação dessa pessoa fica pior do que era antes: “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro proverbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito e, a porca lavada, ao espojadouro de lama” (2ªPe 2.20-22).
A pessoa se torna ímpia por desobediência a Deus, por não praticar a sua Palavra: “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência” (1ªTm 4.1,2). “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição” (2ªPe 2.1).
Deus quer salvar o ímpio: “Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas que o ímpio se converta do seu caminho e viva; convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que razão morrereis, ó casa de Israel?” (Ez 33.11). Que Deus tenha misericórdia dos ímpios e dos incrédulos!