33.7 C
Amambai
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

O que é viver da fé? – Por Eloir Vieira

2019-07-19 11:17:16

 

Vamos ver o que é fé: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11.1). Por exemplo: Apesar de não vermos a aparência física de Deus, e de Jesus Cristo, e do Espírito Santo; e não podermos tocá-los, temos a certeza de que Eles existem. Quem tem fé, crê no Deus Invisível! Acredita na sua existência, nas suas promessas e no seu poder! Não tem dúvidas de que foi Deus quem criou todas as coisas, e tudo se fez por sua vontade e determinação. E dentro deste contexto, pela fé, cremos que somos salvos, graças ao Senhor Jesus Cristo; tudo pela fé!

 

Antes de Cristo, o justo era justificado por cumprir a lei de Moisés. A partir de Cristo, ninguém mais é justificado por cumprir a lei, mas, pela fé em Cristo: “E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé” (Rm 3.11). Justo é uma pessoa de fé! Exatamente o que aconteceu com Abraão, o pai na fé de todo cristão: “E creu ele no Senhor, e foi lhe imputado isto por justiça” (Gn 15.6).

 

Esta é a promessa de Deus, feita a todas as famílias dos gentios, que abençoarem o crente Abraão: “E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). “De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão” (Gl 3.9).

 

Mas, o que significa viver da fé? O versículo chave, diz que, “o justo viverá da fé; e se ele recuar, Deus não tem prazer nele” (Hb 10.38). Se o cristão se desviar dos caminhos do Senhor, Deus não terá prazer nele como seu filho. Falar o nome de Deus a todo momento até os incrédulos e criminosos, corruptos falam. Não é pronunciando em vão o nome do Senhor, que justifica a fé; mas é fazendo a vontade de Deus! E só assim, entrará no Reino de Deus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21). 

 

Conclusão: Viver da fé é confiar totalmente em Deus, não importando as situações, as aflições e tribulações. Não querendo resolver tudo a seu modo, no seu tempo, do seu jeito, fazendo justiça com as próprias mãos, mesmo na sua razão. Não andar ansioso pelo dia de amanhã, pois, Deus proverá tudo o que precisamos para o dia de amanhã: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). Deus não deixa um justo desamparado, nem a sua família passar necessidade: “Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Salmo 37.25). Viva da fé eternamente!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete