33.7 C
Amambai
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

O Nascimento de Jesus – Por Eloir Vieira

2015-12-28 08:38:00

A vinda do Messias era a maior promessa de Deus que seu povo esperava. À cerca de 700 a.C. o profeta Isaías disse: ”Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaias 9.6).

Incrível que os judeus tinham esse livro, como todo o Antigo Testamento com todas as profecias bem esclarecedoras sobre como nasceria o Salvador, e eles não creram quando veio! Para os judeus, aquele menino não passava de uma pessoa comum, o filho mais velho de José e Maria, tão natural quanto seus irmãos! Eles se admiravam com seus feitos, mas ainda assim, não entendiam por que: “Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama a sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe veio, pois, tudo isso?” (MT 13.55-56).  

O povo de Deus não creu e não O recebeu quando Ele se manifestou: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1.11). Os judeus rejeitaram Jesus como seu Salvador. Religiosos, focados na lei de Moisés, eles esperavam um grande guerreiro, talvez filho de um rei, com muita força e poder naturais. Não alguém humilde que nascera numa manjedoura junto aos animais! Entretanto, os que creem passam a ser chamados filhos: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome” (João 1.12).

“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo” (MT 1.18). A Bíblia descreve a família de Jesus, como uma família comum; com seus problemas e defeitos; apenas o primogênito Filho de Deus era perfeito, 100% Homem e 100% Deus, pois veio de Deus: “Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim” (Lc 1.30-33). “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (LC 1.35).

Para receber a salvação, Jesus precisa nascer no seu coração: “E dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15). É necessário entregar-se a Jesus para recebê-lO: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38). É indispensável crer e arrepender-se: “Arrependei-vos, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (At 3.19).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de setembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete