15.8 C
Amambai
quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Jules Bianchi é levado inconsciente a hospital após gravíssimo acidente

2014-10-05 06:50:00

O francês Jules Bianchi, da Marussia, sofreu um grave acidente a dez voltas do fim do GP do Japão de Fórmula 1, vencido por Lewis Hamilton, da Mercedes, debaixo de forte chuva. O piloto de 25 anos atingiu um guindaste que removia a Sauber de Adrian Sutil na saída da curva 130R do circuito de Suzuka. Inconsciente, Bianchi foi levado ao centro médico do circuito e logo transferido para o Hospital Universitário de Mie, localizado a 17km do circuito. Por causa das condições climáticas, a equipe médica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) preferiu fazer o transporte de ambulância, e não de helicóptero. Em razão da gravidade do acidente, a transmissão oficial da F-1 evitou exibir imagens do acidente e do resgate.

– O piloto não está consciente e foi levado para o hospital de ambulância porque o helicóptero não pôde decolar nessas condições. Mais atualizações em breve. No momento não podemos dizer nada. Manteremos vocês atualizados o mais rápido que pudermos – informou Matteo Bonciani, porta-voz da Federação Internacional de Automobilismo.

"AcidenteAcidente de Jules Bianchi no GP do Japão (Foto: Getty Images)

 

Sutil, que foi testemunha do acidente de Bianchi, confirmou a gravidade da situação, mas preferiu não se alongar:

– A situação de Bianchi é crítica. Espero que ele esteja em boas mãos. Eu estava em pé ali perto. Não quero dar detalhes – disse o piloto da Sauber.

"JulesJules Bianchi bateu com Marussia em trator durante GP do Japão (Foto: Getty Images)

 

 

"AcidenteAdrian Sutil foi testemunha do acidente de Jules Bianchi em Suzuka (Foto: Getty Images)

 

O acidente ocorreu a nove voltas do fim. Primeiramente, a corrida foi paralisada com safety car. Um carro médico entrou rapidamente no circuito para efetuar os primeiros atendimentos ao piloto. Detectada a gravidade, uma ambulância foi acionada e a corrida foi interrompida com bandeira vermelha e, em seguida, encerrada. Jules não respondia às mensagens do rádio, o que logo gerou apreensão na equipe Marussia. O temor tomou conta do paddock. Os semblantes de pilotos, mecânicos e dirigentes denunciavam o clima de tensão. 

"AcidenteAcidente de Jules Bianchi no GP do Japão (Foto: Getty Images)

A cerimônia do pódio foi realizada por protocolo, mas não contou com o tradicional banho de champanhe. A vitória ficou com Lewis Hamilton (Mercedes). Nico Rosberg (Mercedes) e Sebastian Vettel (RBR) completaram o pódio. Felipe Massa terminou em sétimo.  

Jules Bianchi tem 25 anos e nasceu em Nice, sudeste da França em 3 de agosto de 1989. Ele começou a competir no kart e em 2007 passou para os monopostos, sendo campeão da Fórmula Renault 2.0 francesa logo em seu ano de estreia. Em 2008, Bianchi terminou em terceiro na F-3 europeia, tendo vencido a etapa especial Masters. No ano seguinte, ele sagrou-se campeão da categoria com nove vitórias em 20 corridas. Em 2010, disputou a GP2, principal categoria de acesso à Fórmula 1, sendo terceiro em um ano e vice-campeão no outro. Os resultados expressivos na base o renderam um convite para fazer parte do programa de jovens pilotos da Ferrari. Paralelamente, o francês foi vice-campeão da F-Renault 3.5. Ele é piloto de testes da escuderia italiana desde 2001. Por influência da Ferrari, Jules foi contratado pela modesta Marussia às vésperas do início do campeonato de 2013 para substituir o brasileiro Luiz Razia. Nesta temporada, o francês conquistou os primeiros pontos do pequeno time ao chegar em nono em Mônaco.

"JulesJules Bianchi tem 25 anos e é piloto da Marussia (Foto: Reuters)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 13 de novembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete