2012-02-18 09:48:00
O apóstolo Paulo escreveu aos coríntios: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém, o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1ª Coríntios 2.14,15,16).
O homem natural é aquele que permanece na incredulidade, que não consegue compreender nem discernir as coisas de Deus. Ele não nasceu do Espírito e, por isso, não o possui. Só nasceu na carne, por meio de pai e mãe. O seu coração está completamente inclinado para as coisas da terra, do pecado e do diabo. O homem natural precisa nascer do Espírito para se tornar filho de Deus e sair do domínio do diabo, que está mandando no mundo. Assim escreveu o apóstolo João: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno.” (1ª João 5.19).
O homem natural não consegue compreender porque os cristãos reservam tempo para ir à igreja. Também não consegue perceber o amor de Deus revelado em Jesus. Para o homem natural, é um absurdo os cristãos dedicarem dinheiro, tempo e dons a Deus. Para ele, é ainda mais difícil aceitar que os cristãos troquem atividades, festas mundanas, da carne, prazerosas, por atividades dedicadas a Deus. O homem natural quer provas da existência de Deus. Mas não é disso que precisa; o que ele precisa é nascer de novo, nascer do Espírito. Confira o que disse o Senhor Jesus, a um certo cidadão bem vivido, muito religioso, autoridade, mestre, letrado, cheio do conhecimento das coisas do mundo, mas homem natural: “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.” (Ev. de João 3.5,6).
Todas as pessoas nascem no reino de Satanás, independente de sexo, raça ou posição social, pois o reino deste mundo foi entregue a ele. Veja o que disse Satanás a Jesus: “Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.” (Lucas 4.6). O único poder capaz de tirar o homem natural do domínio de Satanás é o novo nascimento. O novo nascimento é operado pelo Espírito Santo de forma sobrenatural. Ao ser humano basta querer. Quem permanecer como homem natural até a morte sofrerá duas mortes: a física e a eterna. Quem nascer da carne e depois do Espírito enfrentará apenas a morte física. Seu futuro será a vida eterna na glória!
Palavras pronunciadas pelo Senhor Jesus Cristo: “Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.” (João 3.7). Deus o abençoe!