21.1 C
Amambai
sexta-feira, 25 de abril de 2025

Reflexão “Não pronuncie o nome de Deus em vão” Eloir Vieira

2011-11-19 16:01:00

É mandamento: Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão (ÊXODO 20.7).

Deus exige respeito pelo seu nome. Não devemos em hipótese alguma, pronunciar o nome do Senhor, em vão; por exemplo: ‘Esse menino não tem mais jeito, só por Deus!’ ‘A situação dele está tão precária que só Deus na causa!’ ‘Pelo amor de Deus, pare com isso, fulano!’ ‘Naquele dia, foi um Deus nos acuda, um sufoco!’ ‘Meu Deus, que coisa!’

O que tem Deus com isso? Outra situação é jurar por Deus; jamais jure falsamente ou prometa alguma coisa em nome de Deus, para não profanar o seu nome. O que tem Deus a ver com as nossas promessas e nossos juramentos? É mandamento: Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanaríeis o nome do vosso Deus. Eu sou o SENHOR (LV 19.12).

O nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos ensina a termos cautela nos nossos procedimentos e pronunciamentos, respondendo por nós mesmos, nos limitando nas respostas. Não devemos usar o nome de Deus para tentar justificar ou dar crédito às nossas palavras e compromissos; o nosso caráter deve ser de honra e não de desonra: Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não. Porque o que passa disso é de procedência maligna (MT 5.37).

Devemos nos garantir dentro de uma conduta idônea, passando aos outros confiança naquilo que dizemos e fazemos, para não cairmos em condenação: Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis nem pelo céu nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim e não, não, para que não caiais em condenação (TG 5.12).

O santo nome do Senhor é para ser usado com todo o respeito, adequadamente nas orações, evangelização, testemunhos, louvor e adoração. Nunca quando admiramos alguma coisa banal ou quando nos deparamos com algo desprezível ou indecente. Pessoas entram em condenação quando usam o nome de Deus indevidamente e servem ao maligno quando dão graças a Deus, ao falar ou praticar algo ilícito, seja em pequenas ou grandes coisas, mentiras, imoralidades e crimes.

Pronunciar o nome de Deus em vão fere o terceiro mandamento. Isso pode trazer maldição para nossa vida. Muito cuidado e muito zelo para com o nome do Senhor, que é sagrado! Tenhamos moderação ao falar, pois as nossas palavras e as nossas ações revelam o nosso caráter: A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um (CL 4.6).
Melhor ouvir mais e falar menos; pensar bem, antes de pronunciar o nome de Deus.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete