21.1 C
Amambai
sexta-feira, 25 de abril de 2025

Militares fazem despedida para missão no Haiti

2006-11-30 02:40:00

Vilson Nascimento

O comando do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, unidade do Exército Brasileiro com sede em Amambai realizou, no final da tarde de quarta-feira, 29, na alameda e formatura da organização militar em Amambai, uma formatura para a despedida dos militares que compõe um pelotão especial formado para integrar uma missão de paz no exterior, o “Pelotão Haiti”, formado por 31 militares da unidade militar, fator que caracteriza um feito inédito para a história do 17º RC Mec e de Amambai.
O pelotão, que passará seis meses no Haiti, um pequeno país da América central dividido por uma guerra civil e castigado pela miséria, faz parte do contingente de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) e embarcará, juntamente com militares de outras unidades militares da 9ª Região Militar no meio desse mês, dezembro. Cinco militares, o comandante do Pelotão destacado pelo 17º RC Mec, 1º Tenente Pedro Augusto Cas Porto e quatro cabos, que atuarão como motorista durante a missão de paz embarcarão para o Haiti já nessa segunda-feira, 4, enquanto o restante do Pelotão aguarda o embarque de todo o efetivo.
Emoção

Emoção marcou a última formatura dos militares em sua unidade militar antes da partida para a missão em terras estrangeiras.
Familiares e amigos do oficial, sargentos, cabos e soldados que partirão para a missão acompanharam a formatura que também contou com a presença do ex-combatente Orestes dos Santos, que integrou FEB (Força Expedicionária Brasileira) que combateu nos campos da Itália durante a segunda guerra mundial e a convide do comando do 17º RC Mec, acompanhou a formatura de despedida.
Durante a formatura o comandante do 17º RC Mec, Coronel Caio Túlio Salgado de Oliveira, que já integrou forças de paz das Nações Unidas no exterior, passou aos militares sua experiência, desejou boa sorte aos membros do Pelotão e sucesso durante a permanecia em terras estrangeiras. O prefeito de Amambai Sérgio Diozébio Barbosa, que também se fez presente em uma palestra realizada logo após a formatura com a presença dos militares e seus familiares no refeitório do quartel, destacou a participação dos militares de Amambai na missão de paz e solicitou, do comando do regimento, as informações sobre a atuação dos militares do 17º RC Mec no país da América central durante a missão.
Hoje, sexta-feira, os membros do Pelotão Haiti de Amambai participarão de uma formatura de despedida na sede da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada em Dourados, onde os militares amambaenses estarão integrando o “Esquadrão Haiti” que reúne militares de várias unidades militares de Mato Grosso do Sul.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete