15.1 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Pais devem estimular o consumo de alimentos saudáveis na escola

2015-08-01 12:38:00

Uma das preocupações dos pais na volta às aulas é ver o trabalho de habituar os filhos a uma alimentação saudável desaparecer do dia para a noite.

Para evitar isso, o nutricionista do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Marcelo Barros, estimula a participação da criança na hora de montar a lancheira.

“Esse momento é importante para o responsável interagir e explicar como se escolhe os alimentos, destacando que são saudáveis e que vão a ajudar a criança a render melhor nos estudos.

Essa cumplicidade será útil para que os pequenos tenham prazer no próprio lanche e não fiquem tão tentados a consumir os itens mais calóricos, muitas vezes, oferecidos pelos próprios colegas.”

O especialista alerta que muitos responsáveis, por excesso de zelo, acabam colocando diversas opções de alimento, temerosos que a criança sinta fome.“A lancheira deve ter um sanduíche, uma fruta e um iogurte ou suco, que deve ser natural .

Esses itens são suficientes para o período escolar e deixarão a criança alimentada durante o tempo de aula. É importante não encher a merendeira de comida, provocando um consumo excessivo de calorias que pode provocar aumento no peso.”

O nutricionista do INC destaca que é possível acrescentar, eventualmente, bolos ou biscoitos, para diversificar o lanche.“Deve prevalecer o bom senso, nada muito calórico ou gorduroso.

Mas estão vetados na lancheira os pacotes de salgadinhos, batatas chips, além das massas e frituras típicas das cantinas da escola, como coxinhas, risoles e pizzas.”

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete