20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Mandioca biofortificada com ferro pode combater a anemia

2019-03-08 11:02:00

Pesquisadores do Centro Donald Danforth para Ciências Vegetais dos Estados Unidos desenvolveram um tipo de mandioca biofortificada com altos níveis de ferro para combater um problema de anemia que afeta vários países ao redor do mundo. A anemia por deficiência de ferro causa problemas no sistema imunológico das crianças, como por exemplo retardo de crescimento e desenvolvimento cognitivo limitado.

Uma das estratégias para combater esse problema de saúde é a biofortificação de alimentos básicos por meio de ferramentas biotecnológicas. Desta vez o resultado levou à acumulação de ferro na raiz e o armazenamento foi de 3 a 7 vezes maior do que os níveis de ferro no controle não transgénico.

De acordo com os pesquisadores, ferro e zinco na mandioca transgênica processada (IRT1 + FER1) poderiam fornecer entre 40% e 50% da necessidade média estimada de ferro e entre 60% e 70% da exigência média estimada de zinco em crianças de 1 a 6 anos de idade que não são amamentadas. Eles explicam que esse fato pode ser bastante importante, principalmente para os países da África que sofrem com esse problema.

Osinvestigadores sobreexpresaram o transportador de ferro vacuolar V1T1 de Arabidopsis thaliana na mandioca, o que resultou na condução da acumulação de ferro na raiz, que foi de 3 a 7 vezes mais alta que os niveles de ferro no controle não transgénico. As plantas desenvolvidas para coexpresar um transportador de ferro e ferritina de Arabidopsis thaliana (FER1) acumularam níveis de zinco de 3 a 10 vezes más altos.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete