Gazeta de Amambaí


Quinta-Feira, 06 de Dezembro de 2018 às 12:01

Carvão reduz emissões de óxido nitroso

No geral, cerca de 60% todas as emissões globais de óxido nitroso vêm da agricultura

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, indicou que o uso do carvão biochar reduz o óxido nitroso do solo agrícola em 55% em média e para as emissões para a atmosfera. O biochar é um tipo de carvão produzido a partir de biomassa, que permite não só reduzir a presença de dióxido de carbono na atmosfera, como também melhorar o solo e gerar energia limpa.

De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo estudo, o óxido nitroso é geralmente produzido em fazendas a partir de resíduos de estrume e o uso de fertilizantes sintéticos. Nesse cenário, o óxido nitroso em solo agrícola tem 298 vezes mais potencial de aquecimento global do que o dióxido de carbono.

A agricultura nos Estados Unidos foi responsável por quase 58% de todas as emissões de óxido nitroso de 2003 a 2007, de acordo com dados do Banco Mundial, e quase 59% de 2008 a 2012. No geral, cerca de 60% todas as emissões globais de óxido nitroso vêm da agricultura e cerca de metade das emissões de gases de efeito estufa na agricultura vêm do óxido nitroso.

Segundo Maria Luz Cayuela, ex-pesquisadora de pós-doutorado no laboratório de Cornel e agora atuante na Universidade de Múrcia, na Espanha, “alguns solos estudados eram ácidos, outros neutros, alguns eram de areia, outros cheios de barro”. Os pesquisadores examinaram solos ricos em carbono orgânico, enquanto outros solos possuíam baixas quantidades de carbono.

“Independentemente do tipo de solo ou do tipo de biochar usado pelos cientistas, uma verdade universal surgiu: a emissão de óxido nitroso sempre foi reduzida em média em 55%, comparado ao gás nitrogênio benigno”, conclui. 

Fonte: Agrolink

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Saúde

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.