21.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Carvão reduz emissões de óxido nitroso

2018-12-06 12:01:00

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, indicou que o uso do carvão biochar reduz o óxido nitroso do solo agrícola em 55% em média e para as emissões para a atmosfera. O biochar é um tipo de carvão produzido a partir de biomassa, que permite não só reduzir a presença de dióxido de carbono na atmosfera, como também melhorar o solo e gerar energia limpa.

De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo estudo, o óxido nitroso é geralmente produzido em fazendas a partir de resíduos de estrume e o uso de fertilizantes sintéticos. Nesse cenário, o óxido nitroso em solo agrícola tem 298 vezes mais potencial de aquecimento global do que o dióxido de carbono.

A agricultura nos Estados Unidos foi responsável por quase 58% de todas as emissões de óxido nitroso de 2003 a 2007, de acordo com dados do Banco Mundial, e quase 59% de 2008 a 2012. No geral, cerca de 60% todas as emissões globais de óxido nitroso vêm da agricultura e cerca de metade das emissões de gases de efeito estufa na agricultura vêm do óxido nitroso.

Segundo Maria Luz Cayuela, ex-pesquisadora de pós-doutorado no laboratório de Cornel e agora atuante na Universidade de Múrcia, na Espanha, “alguns solos estudados eram ácidos, outros neutros, alguns eram de areia, outros cheios de barro”. Os pesquisadores examinaram solos ricos em carbono orgânico, enquanto outros solos possuíam baixas quantidades de carbono.

“Independentemente do tipo de solo ou do tipo de biochar usado pelos cientistas, uma verdade universal surgiu: a emissão de óxido nitroso sempre foi reduzida em média em 55%, comparado ao gás nitrogênio benigno”, conclui. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete