26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Com clima favorável, dengue pode voltar a ser ameaça

2018-10-18 21:19:00

Vilson Nascimento

Com a volta das chuvas e do calor, combinação perfeita para a proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da doença, a Dengue volta a ser uma ameaça à saúde pública no Estado e no País.

Em Amambai a doença está controlada. Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nessa quinta-feira, dia 18 de outubro, em 2018 o município registou de janeiro até agora, 87 notificações com 36 casos confirmados da doença. 10 deles pelo LACEN (Laboratório Central) do Estado, que é o que vale de fato para fins estatísticos e 26 por critério clínico, em laboratórios particulares.

Em 2016 Amambai  teve 696 notificações com 47 casos da doença confirmados. Em 2017, de primeiro de janeiro ao dia 30 de outubro o município havia registrado 193 notificações de casos de Dengue com apenas 17 casos confirmados.

Em relação a outras duas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, a Febre Chikungunya teve 10 notificações de casos suspeitos de janeiro até agora, mas todos deram negativos e o Zika Vírus teve 4 notificações, que após análises laboratoriais também deram negativos para a doença.

Com o objetivo de impedir o aumento de notificações, consequentemente de casos de Dengue, Chikungunya e Zika, o Comitê de Combate a Dengue do município, composto por agentes públicos e setores da sociedade amambaiense se reuniu na semana passada para traçar metas de prevenção.

Uma das ações, a ser desenvolvida com a participação da ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Amambai) é orientar a classe empresarial no sentido de extinguir criadouros do Aedes Aegypti no pátio das lojas e empresas.

Segundo do presidente do Comitê de Combate a Dengue no município, o subtenente do Corpo de Bombeiros Wilson Vicente Ferreira, que também é o coordenador municipal da Defesa Civil, em Amambai, o objetivo é buscar o apoio dos comerciantes para que eles próprios realizem vistorias cotidianas nos espaços abertos de seus estabelecimentos, impedindo o acúmulo de água da chuva em locais que podem servir de berçário para o mosquito.

“Muitas veze a pessoa mora em outras localidades e abre e fecha seus estabelecimentos diariamente sem a necessidade de ir ao quintal das edificações, por conta disso acaba não percebendo objetos com acúmulo de água. Com apoio da ACIA vamos pedir a colaboração da nossa classe empresarial no sentido de realizar vistoria periodicamente os quintais de suas empresas”, destacou Wilson Vicente.

O setor de saúde da prefeitura local informou que os agentes de endemias do Controle de Vetores têm trabalhado intensamente na prevenção, mas sem a colaboração da sociedade em geral, mantendo seus quintais limpos, sem água parada e não jogando lixo em terrenos baldios, por exemplo, o trabalho de prevenção acaba prejudicado.

De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a julho de 2018 o Brasil registou 1.659 casos confirmados de Dengue e 62 pessoas morreram vítimas da doença.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete