26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Outubro Rosa: Ações disseminam importância da prevenção do câncer em Amambai

2018-10-15 10:18:00

A Prefeitura de Amambai por meio da Secretaria de Saúde iniciou as atividades do Outubro Rosa. Na terça-feira, dia 2 de outubro, a equipe de colaboradores da saúde realizou a distribuição de panfletos, orientando as mulheres da importância dos exames de prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. A ação foi realizada nas imediações da Praça Cel. Valêncio de Brum, às 8 horas.

De acordo com Coordenadora da Atenção Básica, Theara Lopes Faria, serão desenvolvidas atividades em todas as unidades de saúde do município. “As nove unidades de saúde básica vão desenvolver atividades durante o mês todo e todas terão um dia D com palestras, coleta de preventivo, teste rápido, tudo com foco na saúde da mulher”, explicou, acrescentando que durante as programações, a oncologista Dra. Ariane Dembogurski, realizará uma palestra nas unidades de saúde.

Do dia 22 a 25, as enfermeiras dos postos de saúde irão intensificar a coleta para preventivo e no dia 26 de outubro, na parte da manhã, será realizada uma grande caminhada no Parque da Cidade, com diversas atividades. Toda a população é convidada a participar.

A programação do Outubro Rosa em Amambai é uma realização da Secretaria de Saúde e do  Comitê de Mortalidade  Materna e Infantil do município. O movimento busca conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer e também a desmistificação da doença. Segundo Theara, no município o índice de diagnóstico precoce é ainda muito baixo em relação ao número de pessoas com a doença.

Unidades que ainda irão receber o Dia D

Dia 22/10

  • Manhã: Vila Mangay
  • Tarde: Varocopa

Dia 23/10

  • Manhã: Panorama
  • Tarde: Doriane

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete