15.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Insetos podem ser solução para escassez de alimento

2018-06-15 11:02:00

O uso de insetos como fonte alternativa de proteína pode ser uma solução contra a escassez de alimentos. Especialistas estimam que até 2013 serão necessários 60 milhões de toneladas de proteína para atender a demanda da população mundial, o que indica que a necessidade de alimentos aumentará 50%.

De acordo com Josep Vidal, co-fundador da Nutrinsect, o uso dos insetos para a alimentação crescerá muito dentro da próxima década, sendo uma fonte de alimentação "adequada para resolver os problemas que virão em breve". Ele alerta para o fato de que o planeta não tem recursos suficientes para oferecer tudo que a humanidade precisa, o que torna ainda mais urgente a busca por outras proteínas e alimentos.

"Em 2030, teremos que alimentar 100.000 milhões de animais de criação que, desde o nascimento até o sacrifício, competem conosco por comida e isso vem num momento insustentável ", comenta.

O especialista explica que os insetos possuem grandes vantagens como por exemplo não precisarem de muito espaço para serem cultivados, e só contribuírem com 1% das emissões de gases que provocam o efeito estufa ao contrário dos suínos e bovinos. Segundo ele, apenas com um quilo de ovos de insetos é possível obter 300 quilos de larvas em apenas 72 horas, processo bem mais rápido do que o observado em bois, por exemplo.

Outro ponto positivo dos insetos é sua grande confiabilidade sanitária muito grande, já que o risco de transmissão de doenças é mínimo. Vidal acredita que os insetos serão primeiramente consumidos pelo gado, mas destaca que sua implementação na dieta humana será de fundamental importância já que eles contêm "os nutrientes necessários para a nutrição humana, desde proteínas até vitaminas ou cálcio".  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete