27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Cientistas criam limões que podem prevenir diabetes e obesidade

2018-05-15 12:01:00

Uma pesquisa realizada por um grupo de cientistas da Universidade da Flórida desenvolveu limões roxos que são capazes de prevenir a diabetes e a obesidade. Foram utilizados genes isolados da casca da uva vermelha e do gomo da laranja sanguínea, conhecida em alguns lugares do país como laranja-de-sangue ou laranja vermelha.

A biotecnologia já permitiu a criação do arroz com vitamina A e da soja isenta de gorduras trans ou enriquecida com ômega 3 e agora, utilizada no limão, pode prevenir estas doenças. Andean Region María Andrea Uscátegui, diretor executivo da Agro-Bio, afirma que o experimento é de extrema importância porque pode melhorar a qualidade da alimentação. "Estes desenvolvimentos em culturas biotecnológicas são aqueles que permitem aos consumidores o acesso a produtos com mais e melhor conteúdo nutricional de culturas com modificação genética", disse.

O resultado obtido se deve a combinação de características já presentes no limão mescladas com os genes que foram inseridos pelos pesquisadores. Uscátegui lembra que além da coloração, também foram modificadas as propriedades da fruta que são responsáveis por desenvolver antocianinas. "Elas são substâncias que não só dão polpa de limão pigmento vermelho, mas são reconhecidos como possuindo propriedades benéficas para a saúde e ajudar a prevenir a obesidade e diabetes", comenta.

A pesquisa tem objetivo de melhorar a saúde dos consumidores e gerar um aumento nos ganhos dos produtores de limões norte-americanos. Na temporada 2015/2016, por exemplo, o estado da Flórida teve a menor produção do cítrico nos últimos 50 anos. O limão roxo, aliado à laranja-de-sangue, é mais adepto ao clima e mais resistente à pragas da região.   

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete