23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MS não faz repasse e vacina falta nos postos em Amambai

2018-02-17 16:23:00

Vilson Nascimento

O atraso na distribuição por parte do Ministério da Saúde fez faltar a vacina pentavalente nos postos de saúde, em Amambai.

A vacina indicada para crianças a partir de dois meses de idade, com repetição aos quatro e seis meses de vida, imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B.

A justificativa do Ministério da Saúde, segundo a Secretaria Municipal de Saúde em Amambai para a falta do medicamento, que é distribuído através do Programa Nacional de Imunização (PNI) está relacionada a questões alfandegárias.

Saúde tranquiliza os pais

O Ministério da Saúde não estipulou um prazo específico para voltar a abastecer as redes municipais do país com a vacina, mas a estimativa é que a distribuição se normalize a partir do mês que vem, ou seja, em março.

A diretora de saúde da Secretaria Municipal de Saúde em Amambai, Dirlene Zanetti, tranquiliza os pais ou responsáveis ao informar que a recomendação é que a vacina seja aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade, porém o atraso por determinado tempo na imunização não acarreta nenhum problema ou risco à criança.

Em nota a Prefeitura de Amambai, por meio da Coordenação Municipal de Imunização (CMI), reafirma que a distribuição da pentavalente é exclusiva do Governo Federal através do Ministério da Saúde o município é responsável apenas pela aplicação e o controle da imunização por meio da rede municipal de saúde, portanto não tem meios legais para suprir a falta do medicamento com a compra da vacina, por exemplo.

A Secretaria deverá comunicar quando a vacina estiver novamente disponível nos postos de saúde em Amambai.

Veja a nota emitida pela Secretaria de Saúde em Amambai

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Municipal de Imunização vem através desta informar que a vacina pentavalente, no qual faz parte do calendário básico de imunização de crianças, protegendo contra a difteria, tétano, coqueluche, hep B, meningite e outras doenças bacterianas, sendo a primeira dose administrada aos dois meses, quatro e aos seis meses de vida, encontra-se temporariamente a nível NACIONAL em situação de desabastecimento.

No qual o Ministério da Saúde aguarda questões de trâmites alfandegários e liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que retorne a normalidade do fornecimento das doses. Reforça-se que a Prefeitura Municipal de Amambai, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde tem tido todos os esforços possíveis para garantir a regularidade na oferta desta vacina, que em breve estará disponível em todas as unidades de saúde do município.

 Secretaria Municipal de Saúde/CMI

             Amambai-MS

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete