32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Secretaria disponibiliza 80 mil doses de vacina contra febre amarela em MS

2018-01-16 17:03:00

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) disponibilizou 80 mil doses da vacina contra febre amarela em Mato Grosso do Sul. A orientação é que todos e principalmente quem pretende viajar para estados com casos da doença, como por exemplo, São Paulo tomem a dose.

Conforme divulgado pelo Governo do Estado, nenhum caso de febre amarela foi confirmado em Mato Grosso do Sul e conforme a gerente técnica de doenças endêmicas, Livia de Mello Almeida Maziero “as doses são suficientes, pois boa parte da população já foi imunizada e todos os municípios que solicitaram foram abastecidos”.

Para estar imunizado durante toda vida basta receber uma dose da vacina. A imunização é recomendada para maiores de 9 meses e menores de 60 anos.

A doença é transmitida por um mosquito, que pica pessoas e macacos. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, náusea, icterícia (amarelamento da pele), dores no corpo, calafrio, perda de apetite, olhos amarelados e sangramento.

No ano passado, seis macacos foram encontrados mortos em Mato Grosso do Sul, mas os resultados foram negativos para a doença. Os primatas foram encontrados em Corumbá (2), Dourados (1), Ladário (1) e Campo Grande (2).

O último caso registrado de febre amarela em humanos em Mato Grosso do Sul foi em 2015. Mas, era de um viajante que contraiu a doença em outro Estado.

Vizinho – Nesta terça-feira (16), a OMS (Organização Mundial da Saúde) passou a considerar todo o estado de São Paulo como área de risco de febre amarela. Foram confirmadas 21 mortes pela doença no Estado que faz divisa com MS desde janeiro de 2017.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete