21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Bombeiros salvam criança recém-nascida em Amambai

2017-12-12 18:09:00

Vilson Nascimento

Eram por volta das 4h20 da madrugada dessa terça-feira, 12 de dezembro em Amambai, quando a central de comunicações do 16º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros (16º SGB) com sede no município, recebeu um telefonema pelo número de emergência, o 193.

De um lado da linha o atendente, o cabo bombeiro Henrique e do outro um casal desesperado. O filho de apenas 13 dias de vida havia se afogado após refluxo e não estava respirando.

Enquanto a equipe de busca e salvamento se deslocava em direção a residência da família, situada na região da Vila Limeira, agindo com os conhecimentos adquiridos no curso de formação e a experiência obtida durante a carreira profissional, Henrique passou ao casal quais os procedimentos que deveriam ser adotados.

O alivio do militar veio ao ouvir o choro da criança pelo telefone, sinal que o bebê havia voltado a respirar.

Quando a equipe de resgate chegou ao local o bebê já estava fora de risco. A guarnição adotou as medidas preventivas cabíveis e conduziu mãe e filho para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Amambai para passar por avaliação médica.

Como agir

Segundo o sargento bombeiro Mário Lopes, que comandou a equipe do 16º SGB na ocorrência da madrugada dessa quarta, ao se deparar com situação dessa natureza o primeiro passo é manter a calma e acionar a emergência.

Enquanto o socorro não chega a orientação é colocar a criança de bruço, com a cabeça mais baixa que a linha do corpo e dar tapas nas costas objetivando descongestionar as vias respiratórias.

No vídeo abaixo “doulas” passam outras orientação de como proceder

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete