32.8 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Doenças do aparelho circulatório são uma das principais causas da morte de homens

2017-07-15 21:01:00

Doenças do aparelho circulatório são uma das principais causas de morte entre homens de 20 a 59 anos, segundo dados da Coordenadoria de Estatísticas Vitais (Cevital), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Homem e serviços de orientação foram realizados em todas as unidades de Saúde da Capital.

De acordo com o levantamento, no ano passado foram registradas 831 mortes de homens desta faixa etária. Deste total, 236 foram causadas por doenças como hipertensão arterial, insuficiência venosa e doença vascular periférica, o que representa 28,8% do total registrada.

Principal causa de mortes continua sendo acidentes e violência, que somaram 300 óbitos, o equivalente a 36%. Os outros 159 casos foram provocados por doenças infecto-parasitárias e do aparelho respitatório.

Gerente técnica do Núcleo de Apoio Temático na Atenção à Saúde do Homem da Sesau, Rejane Aparecida Sartor, os índices são preocutantes e demonstram a necessidade dos homens procurarem serviços de saúde periodicamente.

“Geralmente os homens procuram os serviços de saúde já quando estão com o problema em estágio avançado, mas é preciso que eles entendam a importância do autocuidado para a prevenção das doenças”, alertou.

Segundo a gerente, maioria da população masculina tem medo de descobrir doenças ou acreditam que não irão adoecer, deixado de lado a procura por atendimento. Hábitos de vida também aumentam os riscos de doenças.

“O problema é que eles [homens], em sua maioria, fazem uso de álcool e cigarro em excesso, não se alimentam adequadamente e não praticam atividade física regularmente. Tudo isso aumenta ainda mais a probabilidade de adquirir doenças como a hipertensão, por exemplo”, disse.

Por conta disso, orientação é para os homens tenham hábitos saudáveis e visitem regularmente um médico.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete