14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

OMS mantém recomendação de vacina contra febre amarela a quem viajar para o Brasil

2017-02-16 15:03:00

A Oganização Mundial da Saúde (OMS) manteve, nesta quarta-feira (15), as recomendações de vacinação contra febre amarela para turistas que pretendam visitar o Brasil. A Organização já tinha divulgado uma lista de novas regiões brasileiras que passaram a ter recomendação de vacina no dia 31 de janeiro. A lista permanece a mesma, incluindo cidades do sul e sudoeste da Bahia, Espírito Santo, cidades do Rio de Janeiro próximas à fronteira do ES e MG.

Além dessas localidades, alguns estados já tinham recomendação da OMS para vacina contra febre amarela mesmo antes do surto, como os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e algumas regiões específicas do Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A OMS observou que a imunização não é necessária se os estrangeiros ficarem longe das regiões de risco.

Além de recomendar a vacina para os turistas que pretendem viajar para as áreas citadas, a OMS também sugeriu que os estrangeiros tomem cuidados adicionais para evitar picadas de mosquitos, conhecer os sintomas e procurar rápido atendimento médico caso esses sintomas se manifestem durante a estadia no país.

Apesar da expansão da área considerada de risco para contrair a doença, ainda não foram registrados casos nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e Salvador, segundo a OMS.

"Em vista de uma situação de transformação e levando em consideração a chegada de visitantes pelo Carnaval nas próximas semanas, e que eles podem sair das principais cidades, a recomendação da OMS é a vacinação pelo menos dez dias antes da viagem", disse o órgão em comunicado.

Até o momento, foram registradas 80 mortes por febre amarela desde que a epidemia começou.

O vírus da febre amarela que causa o atual surto no Brasil circula nas áreas rurais, silvestres e de mata, transmitido pelos mosquidos Haemagogus e Sabethes.

"

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete