32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

7 alimentos que escurecem os dentes

2017-02-14 13:26:00

O sorriso almejado por todos, aquele das estrelas de cinema, vai além de dentes perfeitamente simétricos. Qualquer sorriso pode perder o encanto se for amarelado, não é?

Engana-se quem acredita que o fenômeno do escurecimento dos dentes é condição exclusiva dos fumantes ou daqueles que não têm o hábito da escovação. A alimentação também é um fator que interfere no tom da dentição.

Quando em contato com dentes com esmalte desgastado, esses alimentos cromógenos grudam na porosidade e têm o poder de alterar a coloração do sorriso. Para te ajudar a evitar esse problema, listamos os 7 principais alimentos deste grupo:

1 – Milho: Por mais natural e delicioso que seja, o milho em excesso pode replicar o tom amarelinho de seus grãos nos seus dentes. Coma com moderação.

2 – Rúcula: Apesar de saudável, tanto a rúcula quanto as outras folhas escuras têm grande probabilidade de causar o escurecimento dentário. Está investindo na dieta da salada? Atente-se aos excessos!

3 – Beterraba: Mesmo naturais, os compostos responsáveis pela pigmentação deste alimento são capazes de causar danos permanentes ao seu sorriso. Evite-a, principalmente, em forma de suco.

4 – Bebidas: Líquidos de cor escura são altamente pigmentados. Refrigerantes de cola, vinho, café e chás escuros coloridos artificialmente são grandes inimigos de dentes branquinhos. A dica é tomar esse tipo de bebida com canudinho para evitar o contato com a dentição.

5 – Molhos: Receitas à base de tomate (isso inclui ketchup), o molho madeira e o tradicional molho de soja (shoyu) amarelam os dentes. Quanto mais danificado e poroso estiver o esmalte dos dentes, mais o molho se fixará.

6 – Frutas: Algumas frutas dão sinais imediatos que são cromógenos. É o caso do morango, do açaí, da ameixa e da amora, todos mancham os dentes logo na primeira mordida. Ingerir esses frutos com frequência pode danificar definitivamente a dentição.

7 – Doces: Balas, chicletes e chocolates artificialmente coloridos são grandes vilões dos dentes brancos. Tente não exagerar.

É claro que nenhum desses alimentos têm efeito instantâneo. Os dentes só escurecem caso o consumo de cromógenos seja em excesso. O ideal é realizar a escovação até 20 minutos após a ingestão desses alimentos para que o pigmento não penetre nos dentes. Se não for possível, um bochecho com água já ajuda a reduzir o impacto.

Caso note o escurecimento da dentição, procure um odontologista para avaliar e tratar o problema da melhor forma.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete