19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

MS tem primeiro caso de febre chikungunya confirmado em 2017

2017-01-19 06:04:00

Mato Grosso do Sul registrou o primeiro caso de febre chikungunya em 2017, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria do Estado de Saúde (SES), divulgado nesta quarta-feira (18). A confirmação foi em Campo Grande e há um caso suspeito em Bonito, no sul do estado.

Segundo a assessoria da SES, a paciente é uma mulher de 27 anos que foi diagnosticada no dia 2 de janeiro. Conforme informações, ela já recebeu alta. O outro caso ainda aguarda o resultado de confirmação.

A doença é transmitida pelo mosquito aedes aegypti, o mesmo da dengue e o vírus da zika. Conforme a planilha simplificada da dengue, foram 148 notificações este ano. Ainda não houve confirmação e nem mortes.

Campo Grande

Quatro bairros de Campo Grande estão com índice de infestação do mosquito aedes aegypti acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, que determina que seja abaixo de 1% para ser satisfatório. Estão em situação de risco, acima de 4%, os bairros Chácara Cachoeira e Noroste, com 6,7%, e Moreninha e Cidade Morena, com 4,4%.

Entre os bairros com menores índices estão Santa Fé, Autonomista, Caiçara e Taveirópolis. Em 2016, foram registrados 28 mil casos de dengue em Campo Grande. Na primeira semana de 2017 já são 21 casos confirmados, mas a dengue não é a única preocupação, já que o mosquito Aedes aegypti também transmite outras doenças como a zika, que tem 10 casos notificados, e a chikungunya, com dois casos suspeitos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete