33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

27 de julho é o dia de combate ao câncer de cabeça e pescoço

2016-07-26 18:01:00

Há dois anos a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço promove no mês de julho a campanha "julho verde" de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. Esta campanha tem o objetivo de orientar as pessoas em geral sobre os meios de prevenção e de diagnóstico precoce da doença.

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, este ano podem aparecer 15.000 novos casos de câncer de boca no Brasil, mais de 6000 de laringe e acima de 1600 de tireóide.

A localização mais comum do câncer de cabeça e pescoço é na boca, local de fácil observação pelo próprio paciente ou profissional de saúde, seja ele médico ou dentista.

 A forma de aparecimento do câncer de cabeça e pescoço é através de uma ferida, ou mancha na boca ou garganta, dor para engolir, rouquidão progressiva ou nódulo na face ou pescoço, por um período maior que duas a três semanas.

Apesar desta relativa facilidade de observação e suspeita da doença, ainda é comum o aparecimento de pacientes com doença avançada no momento do diagnóstico. Isto prejudica bastante o resultado do tratamento, levando ainda grande número de pessoas a morte por câncer de cabeça e pescoço. Quando o diagnóstico é feito no início da doença, o tratamento é mais simples, com menos seqüelas, e grandes chances de cura definitiva.

 A maioria dos casos de câncer de cabeça e pescoço está relacionado ao uso contínuo do cigarro e bebida alcoólica. Nos últimos tempos aparecem também casos de câncer de garganta relacionados ao vírus HPV tipos 16 e 18.
Os melhores resultados no controle destas doenças estão na prevenção: evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas, praticar sexo seguro, alimentar-se com frutas e verduras, tomar bastante líquidos.

 No caso de aparecimento de ferida na boca ou garganta, dor para engolir, nódulo na face ou pescoço ou rouquidão, sinais estes que durem mais que duas ou três semanas, o paciente deve procurar imediatamente um médico ou dentista, no caso da boca, para avaliar a possibilidade de câncer; principalmente se estiver entre aqueles com risco para a doença.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete