21.7 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Molécula de planta inibe divisão de célula cancerígena

2019-01-18 13:02:00

Cientistas da Universidade Autônoma da Benemérita de Puebla (BUAP), no México, descobriram que uma molécula obtida de uma planta conhecida como "Cabeza de Negro" (Dioscorea mexicana) diminui significativamente a divisão das células cancerígenas. As plantas do gênero Dioscorea são tubérculos que crescem em vários estados do México.

Félix Luna Morales, pesquisadora da Faculdade de Ciências Químicas e líder do projeto, explica que o interesse em estudar os efeitos farmacológicos da diosgenina nasceu devido à escassa informação científica publicada sobre a molécula e à grande diversidade de usos empíricos da molécula. No Laboratório de Neuroendocrinologia eles avaliam suas propriedades farmacológicas no desenvolvimento celular em ratos.

"Apesar da pressa em gerar soluções, deve-se considerar que o desenvolvimento de drogas é um processo longo e complexo, que inclui várias etapas, desde a obtenção dos ingredientes ativos, sua purificação, até testes em animais de laboratório, mais tarde em humanos saudáveis e em humanos doentes ", explica.

Para vender as drogas também envolve a concepção de formulações, tais como comprimidos, suspensões ou injetável, para citar alguns, e, finalmente, para monitorar seu uso durante anos, geralmente cinco a dez, a fim de verificar a sua segurança a longo prazo."Embora os achados sobre a diosgenina e sua derivação revelem a possibilidade de usá-los como tratamentos contra o câncer, ainda há muitos estudos a serem feitos; eles poderiam até funcionar como contraceptivos”, finaliza a pesquisadora. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete