26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Biodiversidade pode mitigar os efeitos da mudança climática

2018-12-15 11:02:00

Uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Ciências Agrárias e Ambiente Natural da Universidade Jaume I, da Espanha, em parceria com o Laboratório de Entomologia Agrícola do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), indicou que a biodiversidade agrícola pode auxiliar na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Nesse cenário, os resultados mostram que a conservação das variedades tradicionais aumenta os efeitos do estresse hídrico e danos causados por ácaros.

“Neste trabalho realizamos uma análise dos fatores fisiológicos da planta que afetam a interação planta-ácaro e observamos, em particular, que o acúmulo de açúcares e aminoácidos como consequência da falta de água tem um efeito positivo sobre a planta", explica Miguel González Guzmán, um dos responsáveis pelo estudo.

Para o professor Aurelio Gómez Cadenas, “os efeitos positivos são acompanhados por alterações nos níveis da hormona de ácido abscísico responsáveis pela resposta à seca, e reduzida atividade de certos inibidores de protease, proteínas de defesa envolvido na proteção do tomateiro contra o ataque da aranha vermelha”.

Segundo eles, uma mudança significativa em condições climáticas causadas pelo aquecimento global, têm um efeito significativo sobre a produção e qualidade dos produtos agrícolas, também afetam os parâmetros de crescimento de várias pragas. "Esta espécie tem um caráter cosmopolita e, além disso, é capaz de infestar quase qualquer cultura, entre as quais há espécies hortícolas, como tomates ou árvores frutíferas, como frutas cítricas”, conclui. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete