18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Oposição a transgênicos prejudica países em desenvolvimento

2018-12-14 15:02:00

Um estudo publicado recentemente na revista acadêmica Global Food Security indicou que a oposição aos cultivos transgênicos e geneticamente modificados em geral tem repercussões negativas para os países em desenvolvimento. A pesquisa analisou dezenas de estudos científicos anteriores,58 no total, sobre a segurança do milho Bt, uma cultura geneticamente modificada capaz de resistir a pragas.

O estudo confirmou a conclusão de que o cultivo geneticamente modificado (GM) é seguro para os seres humanos e o meio ambiente. Walter Suza, assistente de agronomia no estado de Iowa, nos EUA e coautor do estudo, disse que o milho Bt poderia ajudar os agricultores na África para combater uma praga emergente pode devastar suas colheitas, mas o medo de culturas GM na África acaba prejudicando.

"Minha esperança é que os formuladores de políticas na África assumam esse documento e implementem essa tecnologia comprovada há muitos anos", disse Suza. "Há uma necessidade real disso na África”, completa o pesquisador.

Além disso, ele afirmou que a má interpretação da tecnologia GM, tanto a nível global e, especificamente, na África, retardou o progresso de muitos agricultores africanos. Suza disse que 13 países africanos estão realizando testes de campo com culturas GM, mas apenas a África do Sul aprovou o milho Bt para a disponibilidade comercial dos agricultores.

Para o especialista, isso é um problema porque uma praga de lagartas emergentes está se espalhando rapidamente pela África e ameaçando as plantações de milho. Ele disse que o milho Bt pode ajudar a combater a praga imediatamente, enquanto o desenvolvimento de resistência por meio da reprodução tradicional levará anos.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete